Política Titulo
Chinaglia faz primeiro discurso como novo presidente da Câmara
Por Do Diário OnLine
02/02/2007 | 17:39
Compartilhar notícia


O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), fez nesta sexta-feira seu primeiro discurso como comandante da Casa. Ele prometeu e deixou claro que seu grande objetivo é trabalhar para o bem do povo brasileiro.

Ele elogiou as iniciativas do poder Executivo, que faz um realinhamento de prioridades em relação ao passado, com a adoção de políticas e objetivos concretos, como reduzir a fome, combater a exclusão social, expandir a estrutura física, gerar empregos e distribuir renda. Ele citou o PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) como uma das iniciativas que contarão com o apoio da Casa na análise dos projetos.

O petista declarou também que sua primeira tarefa será reestruturar a base aliada, estremecida com a tentativa de reeleição do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Sobre a disputa, Chinaglia disse que todos estavam preparados para "ganhar ou perder". E questionado se houve ferimentos, ele respondeu: "foi uma discreta canelada".

Objetivos – Chinaglia afirmou que pretende criar comissões específicas para tratar de temas relacionadas à Previdência Social e das reformas tributária e política.

Ele reconheceu, porém, que as reformas não deverão ser feitas rapidamente. "Está provado que, historicamente, não é rápido, por isso temos que começar o mais cedo possível". Chinaglia disse que quer discutir as prioridades de votações com os líderes partidários. "É dever agir para compor, debater e deliberar a pauta".

Convivência - Ao finalizar seu discurso, Chinaglia parabenizou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pela recondução ao cargo. Para Chinaglia, será tranqüila a convivência entre as duas Casas, que precisarão andar em harmonia para "dar às propostas a urgência que o Brasil requer".

Chinaglia vê com esperança esse próximo quadriênio e disse que o desenvolvimento previsto para o país precisa ser também composto de novos patamares de qualidade de vida, igualdade de oportunidades, que conduzirão a uma sociedade cada vez mais justa.

Por fim, Chinaglia ressaltou que a Câmara tem a noção exata de que investir em educação não traz resultados imediatos. "Mas, se recursos maciços não forem aportados para a educação, não teremos qualquer desenvolvimento no futuro", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;