Política Titulo
MP tenta derrubar liminar que mantém cadeira de Manoel Lopes

TRE-SP cassou vereador de Mauá por abuso de influência em agosto

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande
25/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo), vinculada ao Ministério Público Federal, tenta derrubar a liminar que suspendeu a cassação do mandato do vereador de Mauá Manoel Lopes (DEM) por abuso de influência do cargo decretada pela 217ª Zona Eleitoral mauaense, em agosto, e mantida pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). O documento obtido pelo democrata faz com que ele continue temporariamente na cadeira de parlamentar.

A instituição apresentou ao TRE-SP, no começo do mês, contrarrazões com a intenção de anular os recursos propostos pela defesa do democrata. A liminar conquistada por Manoel garante efeito suspensivo à cassação do mandato até que o recurso seja avaliado pelo relator do caso, juiz Alberto Zacharias Toron.

O MP é autor da denúncia que gerou o processo de cassação do mandato do parlamentar. A entidade afirma que Manoel cometeu abuso de influência do cargo ao distribuir carta assinada pela diretora da EE Marilene de Oliveira Acetto e cunhada do democrata, Jane Donatiello, pedindo votos aos pais de alunos do colégio durante a campanha em que ele foi reconduzido à Câmara.
“Deram parecer para que o efeito suspensivo (a cassação) não fosse dado ao Manoel. O MP é parte no processo e não tem intenção de que seu parecer seja derrotado. Porém, essa posição deles é insignificante para nós e ainda não há nenhuma decisão do TRE”, explicou a advogada de defesa do vereador, Karina Kufa.

Como o TRE-SP tomou decisão unânime pela manutenção da cassação de Manoel, a expectativa de Karina é levar o caso para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Vamos entrar com recurso especial e decidir o caso lá.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;