Cultura & Lazer Titulo SPFW
Coleções oscilam entre esporte e nobreza

No último dia da SPFW, a passarela mostra tanto a estética esportiva quanto o barroco

Por André Ciaffone
08/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


O quinto e último dia da 38ª edição da SPFW (São Paulo Fashion Week) começou com o desfile da 2nd Floor, marca que é a irmã mais nova da Ellus e que tem como foco a geração Y, ou seja, pessoas entre 20 e 30 anos. 

A inspiração da coleção, concebida por Thiago Marcon, foi a Islândia, país de inverno no extremo Norte da Europa, que apareceu na passarela nas estampas e na opção pelas cores da sua bandeira: branco, azul e vermelho. A maioria das peças foi criada para o inverno tropical: saias acinturadas até o meio da coxa, bem rodadas, muitas vezes usadas com camisetões parecidos com coletes que os jogadores de futebol usam nos treinos. 

No fim, a estética esportiva predominou. As peças que provocaram desejo imediato são as camisetas estampadas com heróis do desenho animado <CF51>Cavaleiros do Zoodíaco</CF> que, na versão feminina, ganharam a aplicação de pedrarias na gola, como se fossem gargantilhas, curtas e acinturadas. Outro ponto alto do desfile foram as peças em tricô da estilista Helen Rodel. 

O segundo desfile do dia, da Acquastúdio, da estilista Esther Bauman, levou o público da SPFW para um lugar bem diferente: Minas Gerais no auge do período barroco. O resultado desta viagem no tempo foi uma coleção em tons de dourado, muito rica em detalhes e verdadeiramente deslumbrante nos efeitos visuais das peças. As formas são sempre ajustadas na cintura e no tronco, numa silhueta muito feminina. 

QUINTA-FEIRA

A noite de quinta-feira na SPFW também trouxe a dicotomia entre o romântico e artesanal de Lino Villaventura e o estilo esportivo elegante que caracteriza a Osklen. 

Considerado o estilista brasileiro mais dramático e que, no conjunto da obra, mais se aproxima da alta-costura europeia, Villaventura criou para o inverno 2015 uma coleção de grande efeito visual. Peças em tecido transparente amassado com golas altas, mangas longas e silhueta ajustada faziam, ao mesmo tempo, lembrar a estética medieval e conceitos futuristas.

A grande emoção, Villaventura guardou para o final: um modelo amarelo, todo bordado, usado com um casaco curto em seda amarela estampada e bordada que arrancou suspiros. 

Com linhas retas e muito elegantes, a Osklen se mantém fiel ao estilo esportivo sofisticado. Os casacos tinham vários recortes e comprimentos e traziam as cores clássicas da marca como gelo e preto, além de um tom de verde malva. As propostas mais sofisticadas no feminino traziam transparências enfeitadas por bordados. A proposta da griffe de Oskar Metsavaht é de elegância e despretensão, com uma visão bem século 21.

O lançamento da coleção criada por Donatela Versace para a rede de lojas Riachuelo agitou o fim da noite de quinta-feira. O desfile foi realizado no Parque do Ibirapuera e misturou a atmosfera dos parques de diversão com a estética rebuscada da marca. Mais de 50 modelos foram mostrados e, no fim do evento, a loja montada para atender os presentes ferveu mais do que pista de dança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;