Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
O Buraco do Gazuza faz 30 anos

Epopeia da ocupação do espaço em Diadema ganha estudo desenvolvido por dois técnicos da cidade, com imagens no livro ‘Diadema e a Cidade Informal’

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O dia a dia da ocupação do chamado Buraco do Gazuza ganhou cobertura cotidiana por parte do Diário do Grande ABC.

São inúmeras reportagens e centenas de fotografias, várias das quais inéditas e sistematizadas em negativos em preto e branco pelo Banco de Dados do jornal. Um material fotográfico que valeria uma exposição, 30 anos depois.

O artigo que se segue leva a assinatura da arquiteta Maria Luisa Z. Gagliardi, a Loli, presidente do Conselho de Patrimônio de Diadema, e de Sérgio Luiz Freitas Santos, do Grupo de Apoio Técnico ao Conselho de Patrimônio – Grupo Pró-IPHAC.


Uma experiência nacional

Texto: Loli Gagliardi e Sérgio Santos 

Há pouco mais de 30 anos, em 4 de agosto de 1989, 300 famílias ocuparam uma área de 150 mil metros quadrados no bairro Casa Grande, conhecida como ‘Buraco do Gazuza’, corruptela de ‘Garzouze’, sobrenome do proprietário da área. Poderia ser mais uma ocupação em área particular, a diferença é que a Prefeitura já tinha intenção de declarar de utilidade pública para fins habitacionais e de lazer, como assim fez em dezembro de 1989.

A ocupação antecipada do terreno por parte do Movimento de Moradia provocou um enfrentamento entre a Prefeitura e os moradores, que resultou numa ação de reintegração de posse, executada em uma ação policial. 

Para dirimir o conflito, foi efetuado acordo com os ocupantes da área que foram assentados em parte do terreno, atual Núcleo Habitacional Gazuza, que passou por processo de urbanização, com 44 travessas denominadas com nome de santos; sendo que na outra metade foi implantado projeto habitacional em parceria com a Associação de Construção Comunitária de Diadema e a Caixa Econômica Federal.

Conhecido como Conjunto Habitacional Gazuza ou Alba II, foi a primeira experiência de construção verticalizada em regime de mutirão realizado no Brasil, atualmente é reconhecido como um bem cultural de Diadema.

O assunto é tratado no livro Diadema e a Cidade Informal (Idem, São Paulo, 2011); mestrado de Licio Gonzaga Lobo Junior; Divisão de Cadastro e Banco de Dados do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Diadema.

Diário há 30 anos

Sábado, 23 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7178

Manchete – Governo já admite inflação de 35,1% 

Saúde – Os hospitais Santo André e Nossa Senhora de Fátima, de São Caetano, prontos para realizar cirurgias cardíacas para implantação de pontes de safena.

Diadema – Aprovada a criação da Zona Azul na cidade.

Automóveis – Receita vai limitar a cota dos consórcios das montadoras.

‘Quantum’ muda conceito sobre os quatro portas.

Reportagem: Percy Faro, editor de Automobilismo

internacional – Furacão ‘Hugo’ atinge em cheio a costa dos Estados Unidos.

Cultura & Lazer – Músico Walter Franco faz show solo no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Em 23 de setembro de...

1899 – Natalino Vertematti nasce em Ribeirão Bonito (São Paulo). Chega a Santo André em 1910. Aqui foi pintor de profissão, músico por diletantismo e liderança sindical com formação anarquista.

1914 – I Guerra. Manchete do Estadão: três cruzadores ingleses postos a pique no Mar do Norte por submarinos alemães; ainda a neutralidade de Itália, Espanha e Romênia.

1919 –  Roma, 21 (UP)– Cidade de Fiume sofre bloqueio por mar e terra.

1939 –  II Guerra. Manchete do Estadão: Alemanha ataca; Varsóvia resiste. 

Editorial – Não se sabe nem se pode prever como será resolvido o problema dos transportes marítimos e o do comércio entre as nações neutras.

Sigmundo Freud, pai da psicanálise, falece em Londres.

1959 – Santo André preparava-se para sediar os Jogos Abertos do Interior; concluía a construção do conjunto do Ginásio Pedro Dell’Antonia e da piscina municipal. 

O ginásio estava sendo coberto e a piscina receberia água pela primeira vez naquela semana

Hortência Maria de Fátima Marcari, a craque Hortência do basquete brasileiro, nasce em Potirendaba (São Paulo). Passou a infância em São Caetano e iniciou carreira no São Caetano EC.


Hoje

- Dia Internacional da Memória do Comércio dos Escravos e sua Abolição

- Dia do Soldador

- Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações 

- Dia Nacional do Sorvete

Santos do dia

- Helena de Bolonha

- Lino. O primeiro sucessor de Pedro, o segundo papa e o primeiro papa italiano. Governou a Igreja entre os anos 1967 e 1976, sendo martirizado e sepultado ao lado do túmulo de São Pedro, no Vaticano. 

- Tecla de Icônio

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 23 de setembro:

- Em São Paulo, Serra Negra. Elevado a município em 1859, quando se separa de Mogi Mirim.

- No Maranhão, Arixá

- Em Minas Gerais, Campos Altos, Ferros e Três Corações

- Em Santa Catarina, Romelândia, São Bento do Sul e Timbé do Sul

- No Paraná, Siqueira Campos.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.