Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Santo André e o Dia Mundial da Água
Do Diário do Grande ABC
22/03/2019 | 12:26
Compartilhar notícia


Artigo

O Dia Mundial da Água é comemorado hoje. A data surgiu nos anos 1990, criada pela  assembleia geral da ONU por meio da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1993. Mais de 70% do planeta Terra é coberto por água. Daí a importância na preservação e conscientização a nível mundial, bem como o incentivo de políticas públicas contra o uso inadequado. O tema é de suma importância para reflexões e, ainda, ótima oportunidade para celebrar essa riqueza natural. O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como direito humano. Ainda assim, mais de 2 bilhões de pessoas não dispõem dos serviços mais básicos.

Lançado às vésperas do Dia Mundial da Água, o último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos explora sinais de exclusão e investiga formas de superar desigualdades. Acesso à água é direito vital para dignidade dos seres humanos. Em Santo André foi criado pela Prefeitura em 2003 o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que é unidade de conservação, de proteção integral para conservar recursos naturais de Mata Atlântica. Entre eles as nascentes do Rio Grande, principal formador da Billings e do Rio Pinheiros.

Na grave crise hídrica do Estado de São Paulo, a água captada no braço do Rio Grande abasteceu os demais reservatórios. Santo André sempre primou pelo verde e pela água, uma vez que mais de 54 % do seu território é de área preservada e de mananciais, elementos essenciais para captação de água. Somadas, macrozona de proteção ambiental, as duas unidades de conservação (Parque do Pedroso e Parque Nascentes de Paranapiacaba) mais parques urbanos da cidade totalizam 61% de área verde.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolve várias ações para aumentar a consciência pública sobre importância da preservação. Como exemplo, encaminhará projeto de lei ao Legislativo propondo instituir a Semana da Água. Além disso, a secretaria realiza trabalho de fiscalização por terra e ar limitando empreendimentos de impacto nas regiões em que existem grandes concentrações de nascente, promove ações demolitórias face a construções irregulares em áreas de mananciais, se dedicando a conservação, preservação, proteção e desenvolvimento dos recursos hídricos. Hoje, dia 22, o Parque Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari) receberá a exposição Trajetória da Água em Santo André, em exibição até dia 24. Além disso, a professora Marta Marcondes, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), é convidada especial para conversa sobre o tema Conhecendo o Seu Território Por Meio da Água. E, dia 23, das 7h45 até 16h, na Vila de Paranapiacaba acontece a Trilha no Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba.

Fabio Picarelli é secretário do Meio Ambiente de Santo André.

Palavra do leitor

BRT não!
O governo do Estado e seu secretário dos Transportes Metropolitanos têm de entender que a população do Grande ABC espera há muitos anos pelo Metrô, e não por solução fictícia. Não queremos modelo de transporte diferente do prometido. Já se gastou muito dinheiro em estudos e projetos. Acredito que os tais estudos, pagos com o nosso dinheiro, deixaram claro a viabilidade do Metrô em nossa região! Então, por que agora falam em talvez mudar para ônibus? Seria mais uma vez fazer o povo de idiota. Que os prefeitos da região, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e os deputados estaduais eleitos pela região lutem pelo Metrô ou até mesmo pelo monotrilho, e façam valer a vontade e o anseio da população do Grande ABC. Escutem a nossa voz.
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Prisão de Temer
A defesa do ex-presidente Michel Temer diz que a prisão do cliente é barbaridade. Já o MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa. Como se nada disso fosse garantido. Licito é roubar e ficar impune? País que muda as leis de acordo com o CPF de quem vai preso não pode ser levado a sério. Cada vez mais a sociedade está entendendo como a Justiça se comporta. O dia em que as leis forem iguais para todos, esse pessoal do colarinho-branco vai pensar muito antes de roubar. Essas prisões mostram que não há pressa para votar o pacote anticrime proposto pelo ministro Sérgio Moro, pois acabar com a corrupção para eles é crime.
Izabel Avallone
Capital

Séria A-1
Terminada a primeira fase do Paulista da Série A-1, fica exposto o quão injusta é essa fórmula regimental de classificação por grupos, onde nem todas as equipes do certame jogam entre si e são classificadas para a fase seguinte as duas melhores em cada grupo. Está certo que os dirigentes das agremiações conhecem bem o regulamento antes de o campeonato começar, mas, ao meu ver, caberia à Ponte Preta, terceira colocada do Grupo A, vaga na fase seguinte. A Macaca obteve 19 pontos na classificação geral, ficando acima da Ferroviária, classificada com 18 pontos, no Grupo C; e no Grupo D, também classificados, Ituano, com 17, e o São Paulo, 15, respectivamente, portanto, com piores rendimentos que a equipe de Campinas.
Alencar Marcon
Santo André

Submissão
Nunca vi presidente brasileiro tão submisso e entreguista. Bolsonaro e sua turma não param de dar vexame e desmerecem o Brasil e os brasileiros. Entregamos a cada dia o nosso patrimônio de mão beijada: a tão sonhada Base de Alcântara, no Maranhão, aos norte-americanos, o petróleo, nossas riquezas, até a Amazônia não é mais dos brasileiros, segundo discurso do ‘nosso presidente’. Desconfio que isso não é puramente por incompetência, existe por trás de tudo ‘planejamento estratégico de conquista’ do Tio Sam para levar grande vantagem comercial, diante de gestor fraco, que não sabe defender os nossos interesses.
Nelson Chada
Santo André

Interpretação
Teve carta nesta Palavra do Leitor de um ‘viúvo’ do PT que assegurou que a tentativa de assassinato de Bolsonaro era fake! Se fosse, teríamos que dar o Oscar de interpretação para a multidão do dia do evento, para a equipe do hospital em Minas Gerais e para a do hospital Albert Einstein. A propósito, votei em Geraldo Alckmin, mas não aprecio fanatismo. Nem mesmo religioso. Vamos contribuir para o Brasil sair desse atoleiro que se encontra e deixar essas bobagens, que só prejudicam a sociedade, de lado.
Donaldo Dagnone
Santo André

São Bernardo
Pela enésima vez piscou a luz no bairro Assunção, em São Bernardo! Foi o bastante para perder o trabalho no PC, desligar a televisão, e ficar sem energia elétrica. Gostaria de saber no que deu o investimento da Prefeitura na extinta Eletropaulo (hoje Enel) para eliminar isso? A mesma pergunta pode ser feita ao ver que o nível da Represa Cantareira continua baixo. O que aconteceu com o dinheiro para bombear água da Billings?
Serge R. Vandevelde
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.