Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Tecnologia
>
50 mil downloads
Startup cria rede de ajuda colaborativa para salvar vidas

Nearbee registra, em média, 30 chamados por dia, realizados pelo aplicativo, à polícia do Rio de Janeiro

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
18/02/2019 | 11:18
Compartilhar notícia


Em 2014, houve um aumento das ocorrências de violência contra a mulher na região da Unicamp, na cidade de Campinas (SP). O fato, instigou jovens empreendedores a desenvolverem uma solução capaz de conectar digitalmente pessoas próximas que podem se ajudar em situações de risco, por meio de uma segurança colaborativa. Assim, foi fundada em 2016 a NEARBEE, uma startup que nasceu de um projeto social.

Leia mais: 
ONU Mulheres lança plataforma voltada para igualdade de gênero e empoderamento feminino
Conheça podcasts cheios de humor e informação comandados por mulheres

A rede com a qual as pessoas se conectam é a “NEARBEE, ajuda e proteção”, desenvolvida como plataforma de colaboração entre pessoas que estejam próximas umas das outras. Por meio do aplicativo, é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários.

“Tivemos a oportunidade de desenvolver soluções oficiais para as secretarias de segurança, criando canais de chamados emergenciais para a comunidade surda, que não consegue realizar uma ligação telefônica. Além de um canal de socorro prioritário a mulheres protegidas pela lei Maria da Penha”, conta Felipe Fontes, CEO e criador da NEARBEE.

Foi aí que nasceu a linha de soluções focadas nos governos locais para atendimento ao cidadão. As parcerias público-privadas originaram serviços de utilidade pública como o app “EmergenciaRJ”, no Rio, e o “TeclaSamu”, em Campinas. As soluções para o governo oferecem atendimento digital, facilitam a identificação imediata, e localização exata da ocorrência por meio do GPS do usuário.

As informações podem ser utilizadas em caso de sequestros relâmpagos, assaltos, acidentes em áreas remotas, ataques fulminantes de saúde, e todo tipo de dificuldade. O NEARBEE registra uma média de 30 chamados por dia, realizados pelo aplicativo, à polícia do Rio de Janeiro. Os chamados variam de violência doméstica até denúncias em situações nas quais não é conveniente realizar uma ligação. Além do Rio, outros estados estão em fase de negociação para aderirem ao sistema de chamado digital. Somando todas as soluções, a NEARBEE já possui mais de 50 mil downloads.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Confira todos os dispositivos já testados pelo 33Giga:

 
 
  • beats-studio3-wireless
  • JBL Tune 110 BT. O teste completo você vê em http://tinyurl.com/yb6ecbmf
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.