Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diarinho
>
Longo descanso
Por que os ursos hibernam?

Algumas espécies do animal chegam a ficar descansando por até sete meses direto

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
11/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Fotos Públicas


Os ursos hibernam, ou seja, eles dormem por longo tempo (aproximadamente sete meses), para enfrentarem o clima frio e a escassez de alimento no período do inverno no meio da natureza. Durante esse processo, chamado de hibernação, a temperatura do corpo do animal, assim como a frequência respiratória, diminui muito e desacelera seu metabolismo para que possam se manter vivos.

Diferentemente do que acontece em seu habitat natural, os longos dias de sono não são passados em cativeiro (como ocorre em zoológicos) e poderiam contar com alimentos em abundância e clima controlado.
O período de descanso também varia conforme as espécies. O urso-polar, por exemplo, nem sempre precisa ‘capotar’ dessa maneira, uma vez que vive onde a alimentação é mais fácil de ser encontrada no cotidiano. Já quando as temperaturas são mais altas, resultando no degelo das geleiras, eles podem reduzir o metabolismo para poupar energia no dia a dia.

Nas temporadas de não hibernação esses animais podem ficar ativos em qualquer hora do dia, mas preferem buscar comida ou qualquer tipo de fonte de proteína logo cedo ou no período da noite. As sonecas são comuns ao longo do dia e, principalmente, após se alimentarem.

O urso é mamífero que depende do leite materno entre os primeiros 20 e 30 meses de vida. Após esse período, são onívoros e, portanto, se alimentam de outros mamíferos, aves, ovos, peixes, carcaças de bichos, frutos, raízes e algumas vegetações. Outro hábito característico é o de tomar banho. Eles adoram se limpar, são grandes nadadores e pescam muito bem. A frequência da higienização também depende da condição climática e da disponibilidade de comida no dia a dia.

Apesar de parecerem animados, são conhecidos por serem solitários, exceto na época de acasalamento (quando reproduzem). As fêmeas têm de dois a três filhotes por gravidez. O tempo de gestação varia conforme a espécie em questão: o panda desenvolve o filhote entre 95 e 160 dias; o polar de 195 a 265 dias; o pardo, de 180 a 270 dias e o negro leva cerca de 220 dias para nascimento do bebê.

CAPACIDADE - Há estudos que mostram que os ursos, juntamente com golfinhos, elefantes, baleias e os corvos, são animais inteligentes e capazes de utilizar ferramentas, como pedras, em certas ocasiões. Pesquisadores afirmam que podem ser comparados a alguns primatas, com capacidade mental aproximada de humanos com idade de 3 anos.

Consultoria de Luan Henrique Morais, biólogo da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.