Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Palavra do Bispo
>
Palavra do Bispo
Suicídio e Setembro Amarelo
Por Dom Pedro Cipollini
01/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A notícia de uma pessoa que tira a própria vida constitui inquietantes perguntas para nós. Que sentido tem este gesto? De que motivação surgiu? Que mensagem contém?

Quase sempre o suicida deixa-nos um profundo sentimento de culpa, no qual ele sobrevive. Deve-se pedir a uma pessoa, que não vê mais o sentido da vida, que continue vivendo? A morte pode ser uma desgraça, mas continuar vivendo em certas circunstâncias não pode ser uma desgraça maior ainda? Esta é uma pergunta que a cultura atual torna cada vez mais dramática.

Setembro Amarelo é o nome da campanha brasileira iniciada em 2015 para prevenção ao suicídio, atualmente a segunda causa da morte de jovens entre 15 e 29 anos. Várias entidades promovem esta campanha, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida). A motivação maior desta campanha é a preservação da vida. Escreveu o filósofo Jean-Jacques Rousseau: “O suicídio é um roubo ao gênero humano”. Por isso é louvável que se fale, escreva e divulgue a realidade da prática do suicídio, que vem aumentando, mas continua um assunto tabu na sociedade.

Aspecto decisivo em relação ao suicídio parece ser o isolamento. É o indivíduo em estado de solidão que se suicida, aquela solidão interior principalmente. Este sentimento de estar só e não poder contar com mais ninguém. O suicídio tende a aumentar, quanto maior é a falta de convivência mínima numa comunidade, por menor que seja, como uma família nuclear, por exemplo.

Habitualmente o suicídio é motivado por fuga e desejo de libertação de um estado de angústia. É um ato de desespero por falta de uma resistência considerada impossível. Configura-se como ato de expiação ou um último ato de liberdade.

Às vezes o suicídio pode ser um ato agressivo que investe contra pais, cônjuges, filhos, presumidos culpados pelo sofrimento do suicida. Regularmente, o suicida não busca a morte como tal, mas como solução dos problemas da vida que se tornaram insuportáveis.

Já na Grécia antiga Pitágoras afirmava: “Não podemos abandonar o posto sem permissão do que manda. E o posto do homem é a vida”. Na cultura romana o advogado Cícero afirmava: “O deus que em nós impera proíbe que partamos sem seu consentimento”. Portanto, o cristianismo vai ao encontro e leva avante esta intuição do mundo pagão quanto à sacralidade da vida. Mesmo em meio àquela realidade na qual o suicídio em muitos casos era tido como heroísmo.

Do ponto de vista da ética cristã, nega-se a liceidade moral do suicídio com base na soberania de Deus, criador e senhor da vida e da morte: o homem é o administrador de sua existência, jamais seu dono, que possa dar-lhe fim conforme o seu bel-prazer. A vida do homem não é mero acontecimento físico, que adquire seu significado mais profundo como história de liberdade individual.

Em nossa sociedade o outro é mero consumidor, rival. O diálogo e a aproximação das pessoas são insignificantes. A vida em comunidade mais diluída e, portanto, a proximidade entre as pessoas desaparece. Estamos na ‘era do vazio’, dizem alguns, em meio a tanta tecnologia e informação.

Refletindo este tema somos convocados não só a dizer um ‘não’ ao suicídio, demonstrando sua grave negatividade. Muito mais, somos convocados a trabalhar para superar o cansaço generalizado da vida, que induz à negação de si mesmo.

É preciso recuperar a vida comunitária, a proximidade, a amizade. E aqui não podemos deixar de sinalizar o valor da família. É preciso, também, rever o processo educacional a fim de que forme pessoas de caráter, capazes de enfrentar os revezes da vida.

Termino expressando uma convicção pessoal. Nossa sociedade caminha para uma realidade na qual ‘Deus é possível, mas não necessário’.

Somente a percepção dos valores fundamentais que dão sentido à vida pode dar ao homem a força de suportar também as provas mais dramáticas. Só a fé supera o desejo de morte do suicida, porque dá a certeza de que a última palavra é da vida.

Podemos afirmar então que a prevenção mais eficaz para o suicídio é de ordens moral e religiosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.