O superesportivo Jaguar XE SV Project 8 estabeleceu um novo recorde nos EUA. O sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima, completou uma volta no autódromo de Laguna Seca em 1:37.54s. Com o piloto Randy Pobst ao volante, o tempo foi quase um segundo mais rápido do que o anterior, que pertencia ao Cadillac CTS-V.
A proposta do Jaguar XE SV Project 8 é ser um sedã com desempenho de supercarro. Os engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) aprimoraram o carro em algumas das pistas de teste mais emocionantes do mundo, incluindo a famosa Nurburgring Nordschleife da Alemanha. No final do ano passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde de 7:21.23s.
Embora seja baseado no XE, utilizando inclusive a carroceria em alumínio, cada um dos 300 exemplares foi construído à mão e modificados no SV Technical Center, em Coventry, para acomodar o motor V8 supercharged de 5,0 litros e um diferencial traseiro sob medida.
O XE SV Project 8 tem tração nas quatro rodas e utiliza tecnologias genuínas de automobilismo, como rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1, altura de deslocamento ajustável e cambagem ajustável.
LEIA MAIS: Jaguar lança podcast com Nelsinho Piquet a bordo do E-PACE
Os para-lamas dianteiros e traseiros são feitos sob medida para acomodar rodas maiores e mais largas, que são necessárias devido aos freios maiores. A potência do V8 é distribuída pelos quatro pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 por meio de uma transmissão automática Quickshift ZF de oito velocidades, ajudando a impulsionar o carro de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 321 km/h.
Para alcançar este desempenho, o carro recebe melhorias significativas na aerodinâmica e na suspensão, incluindo um “modo de pista” para máxima sustentação negativa e melhorias adicionais na resposta de amortecimento, aceleração e direção.
O Project 8 está disponível em duas especificações. O modelo padrão de quatro lugares apresenta os mais recentes assentos frontais da Jaguar com estrutura de magnésio, além de assentos traseiros com mais contornos para maximizar o apoio. O pacote opcional de dois lugares inclui assentos de corrida de fibra de carbono dianteiros leves com arreios de quatro pontos fixados a um aro de retenção no lugar do assento traseiro.
Seu preço sugerido é de £ 149.995 no Reino Unido.
—
Na galeria, veja os esportivos mais legais dos últimos anos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.