Cultura & Lazer Titulo Exposição
Imagem imediata
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/07/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O Itaú Cultural abre hoje ao público a sexta edição da exposição On_Off - Experiências em Live Image. A mostra, que vai até o dia 18 e tem entrada franca, é uma das expressões mais perseguidas hoje na videoarte. Desde 2005, o evento se dedica a mostrar trabalhos e projetos que apresentam as mais variadas formas de se editar e projetar - em tempo real - as imagens e os sons transcendendo os efeitos da sétima arte. "Ver sons, ouvir imagens". A frase, presente na apresentação do catálogo do ano passado, é uma espécie de mantra da prática.

Os artistas se utilizam de plataformas diversas para realizar essas edições ao vivo. Além das ferramentas comumente utilizadas no cinema - câmeras e projetores que conservam o caráter artesanal da coisa - até softwares mais sofisticados para a operação.

Especial - Nesta edição, o grande nome é o do videomaker norte-americano Charles Atlas. De amanhã até o fim da mostra, será apresentada uma mostra que leva seu nome.

São quatro programas, que reúnem obras feitas desde os anos 1970 (esta e a década de 1980 foram as de produção mais intensa). O forte desse material é a dança, com participação de coreógrafos e bailarinos como Merce Cunningham, Douglas Dunn, Karole Armitage e Philippe Decoufle e Michael Clark.

Mas a homenagem não para na mostra. Como as performances são a grande fonte de encantamento do público, no sábado, a partir das 20h, Atlas se apresenta com o músico William Basinski, especialista na chamada ambient music, que resulta, nesse caso, em uma atmosfera bastante sombria.

No domingo, mais encontro do videoartista com o público, por meio de um debate, mediado pela professora e crítica de dança Helena Katz. O bate-papo será realizado após a sessão do quarto e último programa da retrospectiva dedicada ao artista, que tem início às 17h30.

Outras performances recomendadas são Borders, Unto the Edges, do artista inglês Robin Rimbaud, conhecido como Scanner. A apresentação está marcada para as 20h de hoje. Amanhã, no mesmo horário, os brasileiros Daniel Nunes e Leandro Araújo, que formam a dupla Lise + L_ar, apresentam Reações Visuais. A agenda se completa, sempre às 20h com Ventriloquent Agitators, de Bruce McClure, na sexta, e Digit e Model of the Apocalypse, de Julien Maire, no domingo.

Haverá ainda dois workshops gratuitos, amanhã, com Scanner, e na sexta-feira, com a dupla brasileira Lise + L_ar. As vagas são limitadas. Inscrições e informações pelo telefone 2168-1779.

On_Off - Experiências em Live Image - Exposição. De hoje a domingo (18). No Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1700. Horário de funcionamento: até sexta, das 9h às 20h. Sábado e domingo, 11h às 20h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;