Cultura & Lazer Titulo Exposição
Olhar privilegiado

José de Souza Martins expõe seu lado fotógrafo a
partir de hoje, às 19h30; mostra tem entrada gratuita

Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O sociólogo José de Souza Martins, de São Caetano, expõe ao público a partir de hoje uma faceta menos conhecida de grande parte do público. Professor emérito da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, Martins costuma ser mencionado por sua capacidade como observador em livros (um deles é Sociologia da Fotografia e da Imagem) e estudos que dialogam com a fotografia. Pois na mostra "Câmera Nômade", em cartaz na Pinacoteca Municipal de São Caetano, ele exibe, literalmente, o olhar privilegiado que exercita desde a adolescência.

"Nesta exposição há algumas das primeiras fotos que fiz em épica e solitária viagem ferroviária através de São Paulo, Mato Grosso e Bolívia, até as ruínas da cidade pré-incaica de Tiahuanacu, perto do Lago Titicaca e da fronteira com o Peru. Praticamente atravessei a América do Sul, em janeiro de 1958", relembra.

Martins não dissimula em seus trabalhos seu papel como observador social. "Está presente em muitas de minhas fotografias. Mas cada vez mais interesso-me por detalhes, formas e texturas", pondera.

Um clima soturno está presente em várias das imagens, captadas à noite ou em dias chuvosos, de baixa claridade. "São fotografias da solidão e do vazio. Essa é a razão pela qual gosto de fotografar em Cambridge, Inglaterra, cidade onde vivi em várias ocasiões, de cuja universidade fui professor", lembra, destacando que na cidade medieval escurece cedo e chove muito, proporcionando sombras e pouca luminosidade.

A mostra tem 100 imagens em preto e branco feitas em diversas viagens pelo Brasil e Estados Unidos, além da América do Sul e da Europa, claro. As imagens foram produzidas com filme fotográfico, de 35 mm. Embora o filme seja a preferência do sociólogo, no cotidiano ele se utiliza de uma câmera digital, mais prática.

Na lista dos momentos captados, paisagens e detalhes belíssimos do centro paulistano, como a sombra do parapeito do viaduto Santa Efigênia refletida no chão.

Em visitas a Paranapiacaba, o sociólogo conseguiu brilhantes imagens de trilhos e ruínas cobertas pela famosa neblina da Vila.

Câmera Nômade - Exposição. Abertura hoje, às 19h30. Até 14 de agosto. Na Pinacoteca de São Caetano - Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4232-1237. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;