Política Titulo Paranapiacaba
Sto.André é selecionada no PAC Cidades Históricas
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 06:52
Compartilhar notícia


 

O governo federal incluiu Santo André entre os três municípios do Estado de São Paulo contemplados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, denominado Cidades Históricas, anunciado ontem pelas ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Marta Suplicy (Cultura). O pacote de investimentos destinará R$ 1 bilhão em recursos da União para revitalização de monumentos históricos e espaços públicos tombados pelo País.

A gestão Carlos Grana (PT) tem até o dia 19 de fevereiro para apresentar o projeto que atenderá à Vila de Paranapiacaba. O valor destinado só ficará estabelecido após a avaliação da proposta. O programa beneficiará outras 43 cidades no Brasil. Além de Santo André, os municípios de Iguape e São Luiz do Paraitinga serão beneficiados pela iniciativa.

Em março, a lista de projetos será submetida à aprovação das instâncias de gestão do PAC, que definirão a previsão de investimentos para cada cidade. "Conversaremos com entidades e conselhos de patrimônio para credenciar projeto à altura da vila", disse Grana, por nota, completando que a administração já realiza obras emergenciais na região e estuda plano de ação para retomar projeto de desenvolvimento do turismo.

A liberação da verba não exige contrapartida do município, pois sairá do tesouro direto do Orçamento Geral da União. A proposta passa por reforma e restauração dos imóveis da Vila - são 380 no total -, além de obras de acesso e infraestrutura básica. O cálculo aproximado de aporte gira em torno de R$ 10 milhões.

O governo pretende retomar o projeto para tornar a vila em patrimônio histórico da humanidade, proposta desenvolvida na gestão João Avamileno (PT) e congelada nos últimos quatro anos. O título depende de aval da ONU (Organização das Nações Unidas).

Caso as obras do PAC sejam entregues antes do início da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, Marta garantiu que as cidades contempladas entrarão no rol de roteiro das delegações. A Fifa oferecerá pacote turístico para as seleções.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;