Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes terão palestras

A primeira delas será ministrada hoje em S.Caetano por pediatra que abordará sedentarismo

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
16/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A oitava edição do Desafio de Redação traz novidade aos alunos neste ano. Começa hoje o ciclo de 14 palestras ministradas por profissionais da Saúde em duas escolas de cada uma das sete cidades. Hoje é a vez da Escola Municipal Professor Vicente Bastos, na Rua Humberto de Campos, no bairro São José, em São Caetano, onde o evento será realizado, às 14h.

A responsável pela apresentação será a pediatra Nádia Kusznir, do Hospital Brasil, da Rede D’Or, que vai abordar as medidas para se ter boa saúde física e mental, além de prevenção a doenças comuns na pré-adolescência.

Conforme explica a especialista, o sedentarismo é uma das maiores preocupações da Medicina e pode trazer diversos problemas no futuro. “As consequências disso são doenças que antigamente eram só de adultos, sendo o maior exemplo a obesidade. Antes as mães diziam para as crianças pararem de jogar bola para comer. Agora, elas mandam parar de comer e ir jogar bola”, comparou.

Segundo a pediatra, a brincadeira é uma atividade física para as crianças, que sentem falta disso. “Uma pesquisa realizada no Sul do Brasil com crianças de 5 anos questiona<CW-15>va o que as deixava felizes. E a resposta da maioria foi brincar com os pais, não era nenhum bem material”, afirmou Nádia.

Outro aspecto abordado na palestra serão os cuidados com a alimentação diária dos estudantes. Segundo Nádia, o consumo de alimentos inadequados também prejudica a saúde. “A alimentação é focada em produtos embutidos ou congelados, considerados práticos. Hoje, lavar fruta ou verdura é trabalhoso, e tem até crianças que não conhecem determinadas frutas, que são importantes fontes de vitaminas.”

Na questão da Saúde Mental, Nádia vai falar sobre o bullying, que está presente no dia a dia dos alunos. “É primordial ter respeito ao amigo, ao professor e àquele que é diferente. Se a gente não investir na educação das crianças, quem vai fazer isso?”, finalizou.

A oitava edição do Desafio de Redação é promovida pelo Diário, correalizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo.

Para melhorar o futuro, é preciso agir agora

Para ter um futuro melhor, é necessário parar de pensar e começar a agir. Essa é a proposta dos alunos que fizeram ontem o Desafio de Redação em oito escolas de São Caetano, com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

Na EE Coronel Bonifácio de Carvalho, no bairro Santa Paula, as provas geraram discussão em torno da ação dos jovens. “Tempo e dinheiro influenciam na qualidade de vida. As pessoas precisam cobrar os políticos para que os impostos pagos sejam revertidos ao povo”, diz Barbara Jéssica Parton, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio.

“Para ter um futuro melhor, é necessário mexer em muita coisa. Não só na área da Saúde, mas principalmente na Educação, que é a base para que a gente saiba como agir para mudar a atual realidade.”

Já na Emef Oswaldo Samuel Massei, no bairro Oswaldo Cruz, os alunos são estimulados com competições e gincanas a pensar na qualidade de vida e a agir em benefício do próximo. “Os estudantes fazem atividades extras que os preparam para as provas. Eles têm uma horta, praticam exercícios nos intervalos, como pular corda, além de trabalhar temas como Saúde e bem-estar”, garante o coordenador pedagógico da instituição de ensino, Marcelo Saes. (Renata Rocha, especial para o Diário) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;