Setecidades Titulo Devoção
Dia de São Cristovão tem carreata e bênção

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Caetano, 130 veículos receberam a aspersão de água benta

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
28/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Padroeiro dos motoristas, São Cristovão ganhou a tradicional carreata na manhã de ontem em São Caetano, em homenagem ao seu dia, celebrado na sexta-feira. De acordo a PM (Polícia Militar), 93 veículos saíram da Paróquia São Caetano (Matriz Velha), localizada no bairro Fundação, com destino à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro São José.

Após a chegada, os motoristas que passavam pela Rua Padre Mororó tinham seus veículos aspergidos com água benta e ganhavam ainda oração e medalha do padroeiro. Foram 130 veículos abençoados, entre carros, caminhões e motos. A ocasião também era aproveitada para a bênção de carteiras de habilitação e das chaves dos veículos.

A aposentada Marina Beraldi, 74 anos, não dirige mais. No entanto, ela pediu para a filha levar o veículo da família e os documentos do carro para a celebração. “Já faz 50 anos que frequento a paróquia e não perco uma bênção de São Cristovão. Acredito que ela renova e protege quem vai conduzir nesse trânsito tão difícil de hoje em dia.”

O relações públicas Fernando Zucatelli, 57, também não perde o evento. “Todo ano trazemos o carro. Sem falar que eu e minha família participamos da comunidade e ajudamos em toda a organização.”

O padre Fernando Valadares, pároco da Sagrado Coração de Jesus há oito anos, afirmou que a carreata e bênção dos veículos é tradição da igreja. “Isso é feito aqui há muito tempo, e a comunidade está cada vez mais ativa e participativa. Todo Dia de São Cristovão aparecem cada vez mais carros aqui”, afirmou.

ORIGEM
Segundo o padre Valadares, o santo é considerado padroeiro dos motoristas por levar no ombro o menino Jesus. “De acordo com a história, Jesus precisava atravessar um rio. São Cristovão o colocou nos ombros e o ajudou a chegar até o outro lado. Por isso, ele protege os condutores, aqueles que conduzem até um determinado lugar.”

Mesmo assim, não são apenas os motoristas que devem direcionar suas orações a São Cristovão. “Pessoas que ainda não tiraram a carteira de habilitação por algum motivo ou que têm medo de dirigir podem recorrer ao santo protetor”, disse o padre.

O prefeito da cidade, Paulo Pinheiro (PMDB), também esteve na cerimônia. Todos os anos ele participa da comemoração.

“É festa que faz parte da história de São Caetano e é realizada há muito tempo, sendo que a cada ano há mais pessoas participando. Hoje (ontem), também tivemos o circuito de corridas do Diário, no qual a população compareceu em grande número, apesar do frio. Amanhã (hoje) é nosso aniversário e com certeza toda a população vai fazer bela festa. Só espero que o tempo ajude”, disse.

A celebração também contou com a presença do Grupo de Escoteiros de São Caetano. De acordo com a PM, fizeram a segurança do evento quatro viaturas do Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), quatro da Guarda de Trânsito, duas da Defesa Civil e quatro da GCM (Guarda Civil Municipal). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;