Cultura & Lazer Titulo Especial
Homenagem ao mestre Gonzagão
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
20/10/2012 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Prato cheio para os amantes de uma das mais tradicionais culturas populares do País é a 4ª edição da Entoada Nordestina, que traz programações hoje e amanhã no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320), em São Caetano.

Shows, intervenções, oficinas e apresentações artísticas revelam aspectos da cultura nordestina e convidam o público a se envolver dançando, cantando e tocando instrumentos musicais tradicionais. As atrações são gratuitas e barracas de artesanatos e comidas típicas - entre elas baião de dois, sarapatel e caldo de mocotó - integram o evento.

Serão armados dois núcleos no parque. Um é o palco principal e o outro, o Espaço Sesc (confira abaixo a programação completa). Para quem, além de desfrutar da parte artística, desejar mergulhar no universo cultural da região, haverá oficina de xilogravura, de construção de boi e aulas abertas de baião

A grande atração desta edição é o cantor e compositor Luiz Gonzaga, cujo nascimento completa 100 anos em dezembro. Maior expoente da cultura nordestina, Gonzagão, também conhecido como o 'Rei do Baião', foi o principal disseminador da cultura do seu povo para todas as regiões do País.

Além de espetáculo de dança baseado em suas composições, grupos musicais releem seus principais sucessos, entre eles 'Asa Branca', 'Qui nem Jiló', 'Juazeiro' e 'Baião'.

Os dois dias acabam em grande estilo. Hoje, quem encerra a festividade, às 20h, é a Banda Rastapé, com autêntico forró autoral e releitura de clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, entre outros. Amanhã, no mesmo horário, o Trio Sabiá leva ao palco armado no parque sua miscelânea de ritmos dançantes como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrasta-pé.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4232-1237.

Programação

HOJE


- Companhia de Reis Santa Cecília, às 14h.
- Grupo Rabutaio, Uma Lua de Sons e Causos, às 15h.
- Cia. Baitaclã, às 16h.
- Maracatu Ilê Alafia, às 17h
- Capoeira Santa Izabel, às 18h.
- Cia de Artes do Baque Bolado, às 19h.
- Banda Rastapé, às 20h.

ESPAÇO SESC
- Contação de Histórias Patativa do Assaréo Caboclo e o Dotô, às 14h.
- Oficina de Construção de Boi, às 14h30.
- Espetáculo Luiz Gonzaga e as Danças Brasileiras com Núcleo Fervo e Mundo de Fuá, às 15h30.
- Embolada com Peneira e Sonhador, às 16h.
- Aula aberta de Baião, às 18h.

AMANHÃ
- Batuques Urbanos, às 14H.
- Grupos de dança de São Caetano, às 15h.
- Inimar dos Reis, Folias e Congos, às 16h.
- Bandas e Fanfarras, às 17h.
- Grupo Mundurodá Cortejo de Figuras, às 18h.
- Joquinha Gonzaga com Trio Sabiá, às 20h.

Espaço Sesc
- Show com Trio Alvorada, às 13h.
- Contação de Histórias: Confusão da Feira de Mangaio, às 14h.
- Oficina de Xilogravura, das 14h às 17h.
- Oficina de Jogos e Brincadeiras, às 15h.
- Embolada com Peneira e Sonhador, às 15h30.
- Aula aberta de Baião, às 16h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;