Política Titulo Diadema
Eletropaulo
mantém cobrança
para tirar postes

Em audiência em Diadema, empresa justifica que lei federal não permite execução gratuita do serviço

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Durante audiência pública na Câmara de Diadema para discutir a remoção de postes de luz em frente a garagens residenciais e comerciais, a AES Eletropaulo afirmou que a cobrança pelo serviço está respaldada por leis federais e normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regulamenta o sistema em todo o País.

O Legislativo discute hoje projeto do vereador Atevaldo Leitão (PSDB) que transfere à concessionária a retirada de postes, de forma gratuita. O tucano se baseou em legislação estadual do deputado petista Zico Prado. O texto estadual, porém, é alvo de Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apreciada em Brasília.

Artur Tavares, diretor de clientes da AES Eletropaulo, disse que a empresa fez consulta oficial à Aneel para saber qual regulamentação deve seguir, pois a norma estadual contradiz a federal. “Estamos seguindo a regulamentação federal, que é muito rígida, específica e forte”, comentou Tavares, que ironizou o fato de os vereadores de Diadema pressionarem a concessionária pela retirada dos postes em frente a garagens. “Parece que estou numa Casa de Leis que não conhece as leis.”

Ontem, parlamentares e 220 pessoas cobraram melhoria no serviço da AES Eletropaulo. A empresa informou que a partir da próxima semana fará mapeamento dos postes de luz que atrapalham munícipes porque há possibilidade de as vigas terem sido instaladas antes da construção das residências. Leitão entregou relatório com 209 casas que reclamam da colocação dos postes.

Outra reclamação feita pelos diademenses é a adoção de postes de madeira, principalmente em conjuntos habitacionais. De acordo com Tavares, Diadema tem 22,5 mil postes, sendo que 505 são de madeira. “Já temos planos para substituir todos”, sustentou.

O diretor da AES Eletropaulo anunciou também que fará auditoria interna para avaliar o serviço prestado no atendimento ao cidadão da concessionária.

Leitão afirmou que pretende marcar reunião com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para avaliar a Adin da legislação de autoria de Zico Prado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;