D+ Titulo Manifestação
ESPECIAL: O brasileiro já se manifestou antes
Por Equipe do D+
23/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As manifestações de massa no Brasil são comuns desde o século 19, como o abolicionismo – movimento político e social que defendia o fim da escravidão. A forma de protestar se intensificou com a urbanização e a industrialização no século 20. “Operários, estrangeiros e a população iam às ruas reivindicar ou fazer greves”, explica Pedro Paulo Funari, professor de História da Unicamp. Confira movimentos que marcaram o Brasil:

> Diretas Já – Movimento popular com início em 1983, durante regime militar, que propunha eleições diretas para a Presidência. Começou com partidos políticos e contou com o apoio de lideranças estudantis, sindicatos, intelectuais, artistas e religiosos. Em 16 de abril de 1984, 1 milhão de pessoas lotou a Praça da Sé.

> Impeachment do Collor (foto) – Eleito em 1989, Fernando Collor de Mello teve seu governo questionado por suspeitas de corrupção e desvio de verba pública. O congelamento do dinheiro da população foi a gota d’água para que os ‘caras pintadas’ saíssem às ruas em 25 de agosto de 1992, exigindo a renúncia do presidente.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;