Esportes Titulo Corrida
Hidratar de forma
errada pode fazer
mal para atleta

Especialista diz que consumo excessivo de água durante a prova causa efeito contrário nos atletas

Por Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
11/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Água é fundamental no dia a dia das pessoas, sejam elas atletas ou não. Mas durante as provas, o consumo errado ou excessivo do líquido pode causar efeito contrário. De acordo com o fisiologista Fernando Carvalho, existem formas de se hidratar da melhor maneira, sem ter problemas antes, no decorrer ou após as provas.
Segundo ele, para se alcançar o objetivo sentindo-se bem, o preparo na hidratação começa ao menos 24 horas antes da largada. “Um dia antes, o ideal é tomar um copo de água a cada uma hora”, disse.

No dia da prova, “indica-se beber um copo antes e apenas goles durante, para manter a temperatura do corpo e diminuir o que perdeu de líquido”, explicou Carvalho.

Domingo, na etapa inicial do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC em São Caetano, serão cinco postos de reidratação: nos quilômetros 2,5 (Rua Tereza Campanella), 4 (Avenida Kennedy, em frente à Cidade da Criança), 6 (encontro da Kennedy com a Piratiniga), 8 (Rua Prates) e na chegada.

O consumo excessivo de água no decorrer da corrida pode causar a hiperhidratação. “Se consumida em excesso, a água pode trazer mal-estar”, destacou.

Alguns dos sintomas da desidratação são vômito, diarreia, febre, náusea, entre outros. Já a hiper-hidratação (ou hiopnatremia, quando o consumo é maior do que a eliminação) causa a diminuição do sódio no organismo, o que pode levar a enjoo, perda de consciência, confusão mental e edemas.

O clima dos locais de treino e corrida também requer atenção. “Em ambientes úmidos, ao contrário do que se pensa, é preciso tomar mais água ainda. O corpo produz suor para baixar sua temperatura, para resfriar, mas a umidade não deixa. Por isso, é importante se hidratar. Já quanto mais seco e frio, se perde menos líquido”, explicou

Carvalho. A temperatura normal do corpo humano é entre 36ºC e 36,5ºC.

Inscrições para 1ª etapa do circuito terminam amanhã

Os atletas têm até amanhã para se inscrever à etapa inicial do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, a ser realizada no domingo, às 8h, em São Caetano. Até ontem, 2.184 pessoas já haviam garantido presença no circuito, promovido pelo Diário, com apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizada pela Federação Paulista de Atletismo.

Também termina amanhã a promoção para inscrição nas sete provas que compõem a competição (depois de São Caetano, Rio Grande da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo, Diadema e Santo André receberão etapas). O valor para cada prova é de R$ 20, enquanto que o pacote promocional para todas sai por R$ 100.

O circuito foi incluído pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, José Auricchio Júnior (PTB), no calendário oficial de eventos do Estado e pretende premiar, ao fim de cada etapa, os cinco primeiros colocados com troféus. Aqueles que completarem o percurso ganham medalhas.

Os 200 primeiros a completar a prova receberão pontuação de acordo com a colocação (200 pontos para o líder, 199 para o segundo e daí em diante). Ao término do circuito, o corredor que somar mais pontos vence, com direito a troféu especial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;