Automóveis Titulo
Volvo poderá produzir carros no Brasil
Do Diário do Grande ABC
24/08/1999 | 19:43
Compartilhar notícia


A Volvo Car Corporation poderá produzir carros no Brasil, disse nesta terça-feira Bengt Ovlinger, vice-presidente da companhia. Comprada em janeiro pela Ford Motor Company pela bagatela de US$ 6,6 bilhoes, a divisao de automóveis da Volvo anunciou nesta terça-feira a transferência de sua sede latino-americana de Gotemburgo (Suécia) para Sao Paulo. Ovlinger afirma que ainda é cedo para falar em produçao local, mas, dentro da perspectiva da empresa de ampliar sua sinergia com a Ford, avalia como lógica a possibilidade de vir a produzir no futuro um novo modelo utilizando a infra-estrutura da companhia no país.

``Estamos buscando comunhao com produtos Ford. Ainda nao falamos em compartilhar plataformas, mas há um grande potencial para isso. Nosso sucesso no mercado brasileiro vai indicar se deveremos ou nao produzir aqui, já que temos infra-estrutura disponível', analisa Ovlinger.

A tendência mundial de reduçao de plataformas e a recente experiência da Ford com a Jaguar indicam que esse é o caminho a ser seguido pelas divisoes do grupo Ford. A empresa norte-americana lançou este ano dois modelos produzidos a partir da mesma plataforma, o Lincoln LS e o Jaguar S-Type. Proprietária de um terço da Mazda, a Ford está desenvolvendo em conjunto com a empresa japonesa um novo modelo de utilitário esportivo compacto, que terá versoes com as duas marcas.

A instalaçao da Volvo Car América Latina no Brasil faz parte dessa nova estratégia. A Volvo escolheu Sao Paulo para ficar perto da sede da Ford Brasil e de seu mercado (as regioes Sul e Sudeste absorvem a quase totalidade das vendas de carros de luxo no Brasil). Investindo na ampliaçao da parceiria com sua rede de revendedores (hoje sao 13 no país) e dos serviços oferecidos ao consumidor, a Volvo pretende ampliar sua participaçao no mercado de 7% para 20% até 2001.

Para garantir essa meta, a Volvo prepara novos lançamentos. A linha 2000 chega no início de setembro, com destaque para o luxuoso S80, o top da linha, e, em outubro, a empresa começa a importar o novo e sofisticado conversível da marca. No próximo ano, vai investir US$ 8 milhoes em açoes de marketing, vendas e abertura de novas agências, antecipa Luís Carlos Name Pimenta, gerente-geral da Volvo Car do Brasil.

No ano passado, a empresa vendeu 753 automóveis. Este ano, apesar da crise e da mudança cambial, as vendas devem ficar em torno de 700 unidades, garante Pimenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;