Internacional Titulo
Gates destaca divisão russa sobre escudo antimísseis
Da AFP
25/04/2007 | 19:50
Compartilhar notícia


O secretário americano da Defesa, Robert Gates, declarou nesta quarta-feira, em Berlim, que os dirigentes russos estão divididos sobre a resposta ao projeto de escudo antimísseis dos Estados Unidos para o leste da Europa.

Gates viajou a Berlim para explicar ao chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, e ao ministro da Defesa, Franz Josef Jung, os resultados de suas recentes reuniões em Moscou e Varsóvia sobre o polêmico projeto americano para os países do leste europeu.

Os Estados Unidos querem instalar na Polônia uma dezena de mísseis de interceptação, além de colocar um radar na República Tcheca. "Francamente, está claro que há divisões em Moscou sobre como responder" ao projeto de escudo antimísseis, declarou Gates em entrevista coletiva em Berlim.

"Fizemos uma oferta muito aberta para uma associação com os russos", incluindo o convite para que visitem alguns locais de defesa antimísseis, o compartilhamento de informação sobre alertas e até a possível instalação de um radar na Rússia.

Segundo um funcionário americano, a oferta de Washington também compreende negociações para garantir que o escudo antimísseis não seja uma ameaça para a Rússia.

Gates foi acolhido friamente em Moscou na segunda-feira. O ministro russo da Defesa, Anatoli Serdiukov, considerou que "o sistema de defesa antimísseis estratégico é um grave fator de desestabilização".

O chanceler russo, Serguei Lavrov, disse na véspera em Luxemburgo que Moscou não apóia o projeto: "Temos a impressão de que tudo foi decidido por Washington. Não vemos verdadeiramente como nos somar (ao projeto); não vemos interesse em fazê-lo".

Na Alemanha, o projeto americano provoca desconfiança em parte da opinião pública e da classe política, incluindo o Partido Social Democrata, que atualmente compartilha o governo com os conservadores, da chanceler Angela Merkel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;