Internacional Titulo
Justiça britânica congela bens de Nick Leeson
Do Diário do Grande ABC
03/07/1999 | 14:17
Compartilhar notícia


A justiça britânica congelou os bens de Nick Leeson, o ex-agente da bolsa responsável pela falência do banco Barings. Nick Leeson, que volta este domingo à Gra-Bretanha depois de ter passado três anos e meio em uma prisao de Cingapura, nao poderá gastar um centavo sequer sem avisar, por escrito e com antecedência, os liquidadores do Barings.

A ordem ditada esta sexta-feira à noite por um tribunal de Londres também o impede de obter lucros com sua autobiografia, ``Rogue trader' (``Um agente sem escrúpulos') ou de sua adaptaçao cinematográfica, que estrou semana passada nos cinemas britânicos. O ``ex-golden boy' também nao poderá vender sua história aos meios de comunicaçao.

Depois de ter passado três anos e meio em uma prisao de Cingapura, Leeson protagoniza uma espetacular volta à cena pública. Seu período de ostracismo parece nao ter afetado o tino de negociador deste ex-operador da Bolsa, que, por pelo menos 100mil libras ( US$ 155 mil), vendeu a exclusividade de sua história para o jornal britânico Daily Mail, segundo a imprensa londrina.

Esta mesma ambiçao por dinheiro lhe valeu, em dezembro de 1995, uma condenaçao de seis anos e meio de prisao por ter provocado a falência do Barings, o mais antigo banco de negócios do Reino Unido, mediante inescrupulosas operaçoes nos mercados asiáticos. Leeson perdeu a inacreditável quantia de 850 milhoes de libras.

Depois de obter a liberdade por boa conduta, Nick Leeson, de 32 anos, pretende aproveitar-se de sua notoriedade. Na semana passada, o filme baseado em sua vida estreou nas telas inglesas.

A proibiçao de obter lucros com sua história pessoal pode ser resolvida com a alegaçao de que a divulgaçao de suas experiências talvez tenha um interesse público. Pelo menos esta é a defesa à qual está aferrado o jornal Daily Mail, que pretende publicar as confissoes do mais famoso agente financeiro da Gra-Bretanha. Os liquidadores do Barings, no entanto, poderao recorrer à justiça para embargar qualquer quantia entregue a Leeson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;