Política Titulo
Diadema: líder tem mais votos de homens
Por Vinícius Casagrande
Da Redaçao
22/07/2000 | 00:13
Compartilhar notícia


  Unico candidato garantido até o momento no segundo turno em Diadema, o ex-prefeito e deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PPS) tem entre os seus eleitores a maioria formada por homens. De seus eleitores, 53,72% sao do sexo masculino. José Augusto está em primeiro lugar na pesquisa A. Franceschini Análises de Mercado/Diário publicada no último domingo, com 30,35%.

Quando o assunto é rejeiçao, entre as pessoas que afirmaram jamais votar no deputado, a maioria também é formada por homens. Dos eleitores que o rejeitam, 58,49% sao do sexo masculino.

Na briga pela outra vaga para disputar o segundo turno na cidade, o atual prefeito, Gilson Menezes (PSB), tem um quadro oposto entre o seu eleitorado. Das pessoas que declararam querer a reeleiçao de Gilson, 51,09% sao mulheres. O atual prefeito aparece em segundo na pesquisa, com 23% das intençoes de voto.

Os homens nao apenas sao minoria entre os eleitores do prefeito, como também sao maioria entre as pessoas que mais o rejeitam: 52,97% das pessoas que afirmaram nao votar para reeleger o atual prefeito sao do sexo masculino.

Brigando com Gilson para tentar um lugar no segundo turno, o petista e também ex-prefeito José de Filippi Júnior tem uma divisao entre os seus eleitores igual à do líder na pesquisa, José Augusto. Das pessoas que afirmaram votar em Filippi, 56,98% sao homens. O petista está em terceiro lugar, tecnicamente empatado com Gilson, com 21,5%.

As mulheres sao maioria entre os eleitores que afirmaram rejeitar o petista. Elas representam 54,71% dos que rejeitaram o voto ao petista.

Os candidatos Maria Regina Gonçalves (PV) e José Francisco Alves (PMDB) nao puderam ter os dados sobre a distribuiçao de votos por sexo, idade e grau de escolaridade analisados por insuficiência de base. Segundo a A.Franceschini Análises de Mercado, responsável pela pesquisa, os candidatos só poderiam ter este estudo se tivessem tido mais de 15 citaçoes no levantamento. Maria Regina teve apenas 14 citaçoes e Alves apenas 12.

As mulheres sao as que mais afirmaram que nao irao votar em nenhum dos cincos candidatos a prefeito no município. De todos os eleitores que afirmaram que irao votar em branco ou anular o voto, 68,30% sao do sexo feminino.

Com a disputa apertada na cidade, os candidatos que buscarao os votos dos indecisos, que somam 8,5% do total de eleitores, terao de ir atrás da mulheres. Entre as pessoas que afirmaram ainda nao saber em quem votar em 1º de outubro, as mulheres voltam a ser a maioria. Do total de indecisos na cidade, 64,70% sao do sexo feminino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;