Cultura & Lazer Titulo
Hora de aprender
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
05/03/2007 | 20:02
Compartilhar notícia


Está aberta a temporada de oficinas culturais no Grande ABC. As sete cidades oferecem, juntas, mais de 5 mil vagas para atividades gratuitas nas mais diversas linguagens artísticas. As inscrições estão abertas.

Santo André não divulgou o número de vagas para cada turma. Porém, há como referência a demanda do ano passado, quando o Centro de Referência da Juventude, por exemplo, recebeu pelo menos 150 inscritos. No local, há aulas de dança, grafite, violão e histórias em quadrinhos, destinadas a jovens com idade entre 15 e 24 anos.

Quem aprecia dança de salão pode participar do projeto Dois pra Lá, Dois pra Cá, também em Santo André. A novidade são os módulos avançados para aqueles que literalmente deram seus primeiros passinhos em 2006. E não foram poucos: segundo a Prefeitura, 511 pessoas participaram deste projeto.

As oficinas são abertas para moradores de qualquer cidade. No ato da inscrição, basta apresentar um documento de identidade.

São Bernardo oferece 1.060 vagas, distribuídas em 53 oficinas. As inscrições começam a ser recebidas na quarta, nos locais onde as aulas serão ministradas. De quarta a sexta-feira (dia 9), o atendimento será realizado das 14h às 21h e, no sábado (10), das 9h às 13h.

No Teatro Martins Pena, na Emeb Antonio Pereira Coutinho e no Cemic Parque São Bernardo, as inscrições serão recebidas somente no sábado. Os interessados devem levar documento pessoal e comprovante de residência. As vagas serão definidas por sorteio.

Este ano, as grandes novidades são os cursos de serigrafia, acordeom, cartum, maquete artística, canto lírico e arte em sucata. Há ainda as oficinas tradicionais, como dança, teatro e pintura, e outras como cerâmica, escultura, história do cinema, histórias em quadrinhos e criação poética. As aulas começam na próxima segunda-feira (dia 12).

Em São Caetano há 1,6 mil vagas para cursos de teatro, dentro do programa Viva Arte Viva. Até quarta podem se inscrever na Fundarte (Fundação das Artes) alunos da rede de ensino municipal e estadual na cidade e seus familiares com idade a partir de 18 anos. Não é necessário ter experiência. No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento e uma foto 3x4. As vagas serão preenchidas conforme a ordem da inscrição.

Mauá oferece cerca de 3 mil vagas para cursos de artes plásticas, iniciação à dança, teatro e música. As inscrições vão até dia 15.

Diadema já teve o prazo de inscrições encerrado no fim de semana, mas como sempre há vagas remanescentes, vale a pena conferir as oportunidades. A cidade promove oficinas em nove linguagens: artes plásticas, dança, circo, fotografia, vídeo e cinema, hip hop, literatura, música e teatro.

Em Rio Grande da Serra, há vagas para o curso de violão e coral, voltado a maiores de 9 anos. E em Ribeirão Pires, ainda há tempo para participar das oficinas de teatro, ministradas em três espaços da cidade.

Locais

SANTO ANDRÉ
site: www.santoandre.sp.gov.br

Centro de Referência da Juventude. Tel.: 4994-7572. Dança, grafite, violão e histórias em quadrinhos.

Dança de Salão. Locais: Parque Prefeito Celso Daniel, Chácara Pignatari; Cesas Cata Preta, Vila Floresta, Parque Novo Oratório, Vila Humaitá, Vila Sá, Vila Palmares, Parque Erasmo, Vila Linda, Santo Alberto, Jardim Santo André e C.C. Bela Vista II. Informações: 4433-0604 e 4433-0412.

SÃO BERNARDO
www.saobernardo.sp.gov.br

Centro Cultural Antonia Marçon Bonício. Tel.: 4109-6262. Canto coral, dança afro, danças brasileiras, pintura em tecido, pintura, serigrafia, teatro e teatro de bonecos.

CC Baeta Neves. Tel.: 4125-0582. Teatro, dança contemporânea, dança de rua, história do cinema, cerâmica.

CC Ferrazópolis. Tel.: 4127-2324. Fotografia digital, dança de rua, artes plásticas, teatro e violão.

CC Lázaro Pinto de Azevedo. Tel.: 4178-4856. Pintura em tecido, pintura em tela, violão e teatro.

Espaço Henfil de Cultura. Tel.: 4125-4755. Aquarela, cartum, desenho artístico, escultura, fotografia, gravura, história da arte, história em quadrinhos, maquete artística da cidade de São Bernardo e pintura contemporânea.

Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Tel.: 4125-0054. Teatro, percussão corporal, canto: a voz da canção brasileira e criação poética.

Teatro Martins Pena. Tel.: 4123-7891. Canto lírico e acordeom.

Emeb Antonio Pereira Coutinho. Tel.: 4358-2046. Iniciação em teatro e arte em sucata.

Parque São Bernardo. Tel.: 4330-8422. Dança afro e fantoches.

SÃO CAETANO
www.fascs.com.br

Fundação das Artes – r. Visconde de Inhaúma, 730. Tel.: 4238-3030. Oficinas de jogos teatrais e núcleos adultos de teatro.

DIADEMA
www.diadema.sp.gov.br

Artes plásticas, circo, fotografia, video e cinema, hip hop, literatura, música e teatro, em 16 equipamentos culturais da cidade. Informações: 4072-9314 / 9311

MAUÁ
www.maua.sp.gov.br
Artes plásticas, iniciação à dança, teatro, música. Inscrições das 8h às 16h, no Complexo Educandário (r. Ribeirão Preto, 75); Escola Municipal Cora Coralina (r.Laércio Carluce, 93) ou no Teatro Municipal (r. Gabriel Marques, s/nº)

RIBEIRÃO PIRES
www.ribeiraopires.sp.gov.br
Teatro para crianças entre 7 e 14 anos, em três bairros ( Ouro Fino, Quarta Divisão e Jardim Caçula). Inscrições por prazo indeterminado no Centro Cultural Ayrton Senna. Tels.: 4828-2028 / 4825-7597.

RIO GRANDE DA SERRA
www.riograndedaserra.sp.gov.br
Curso de Violão e Coral. Informações na Secretaria de Educação e Cultura. Tel.: 4821-2510.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;