Internacional Titulo
Síria exige documento de Israel sobre devoluçao de Gola
Do Diário do Grande ABC
28/02/2000 | 12:00
Compartilhar notícia


O governo da Síria exigiu, nesta segunda-feira, um reconhecimento por escrito do primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak, de que seus antecessores no cargo aceitaram devolver as Colinas de Gola. A devoluçao da estratégica colina perdida na guerra de 1967 é o preço estipulado pela Síria para fazer as pazes com Israel.

As negociaçoes, mediadas pelos Estados Unidos, estao estagnadas desde janeiro, quando a Síria insistiu em garantias de que Israel se retiraria de Gola. Mas o governo de Barak exigiu, por sua parte, que primeiro fossem discutidos temas de segurança.

Barak disse a seu gabinete no domingo, que quatro primeiros-ministros israelenses haviam aceitado retirar suas forças de Gola se fossem cumpridas certas condiçoes. O primeiro-ministro afirmou que seu país nao irá ignorar as negociaçoes realizadas desde 1991.

Como Barak 'faz coisas que contradizem o que afirma e diz coisas que contradizem o que faz, é necessário que se peça uma garantia escrita``, assinala hoje o jornal Al-Baath, porta-voz do partido governante da Síria. O jornal ressalta que tal garantia deveria confirmar as promessas feitas pelo ex-primeiro-ministro Yitzhak Rabin.

O Al-Baath e outros jornais sírios sao controlados pelo governo e sempre refletem a política oficial.

Barak foi precedido no cargo por Benjamin Netaniahu, Rabin, Yitzhak Shamir e Shimon Peres. A Síria vem insistindo há muito tempo que Rabin aceitou devolver Gola antes de seu assassinato, ocorrido em 1995.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;