Setecidades Titulo
UFABC: cidade abrigará sonho regional
Por Do Diário do Grande ABC
08/04/2005 | 12:20
Compartilhar notícia


Santo André vai receber o primeiro campus e a reitoria da futura UFABC (Universidade Federal do Grande ABC). Aprovada pela Câmara dos Deputados no mês passado, o projeto de lei que cria a instituição pública de ensino superior na região depende agora de votação no Senado, o que está previsto para ocorrer até julho. No entanto, o MEC (Ministério da Educação) já montou uma comissão para formatar o modelo da universidade, que deve ser inédito. A primeira federal do Grande ABC terá viés tecnológico e antecipa a reforma universitária, que o governo federal pretende enviar ao Congresso Nacional até o fim deste ano.

O desejo coletivo de que o Grande ABC tivesse uma instituição pública de ensino superior tomou forma no fim da década de 1960 com a formação do Movimento Pró-Universidade Pública. Desde então, foram várias as tentativas de fazer com que os governos estadual e federal dessem o sinal verde para a criação de uma universidade, o que ocorreu só no ano passado. Em maio de 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se compremeteu com os sete prefeitos que o governo federal finalmente instalaria u-ma universidade na região.

O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), já ofereceu terreno para a instalação da UFABC. Para fazer a doação da área de 70 mil m², localizada na avenida dos Estados, na Vila Metalúrgica, a administração só espera que a lei seja sancionada pelo presidente.

Enquanto isso, a comissão montada pelo MEC para formatar a instituição adiantou que todos os cursos criados na cidade vão ter foco em tecnologia. Conforme consta no projeto de lei, a universidade terá três centros: Engenharia, Educação e Ciências Sociais. Além dos cursos, o MEC afirma que vai investir também em pesquisa.

A comissão tem até junho para definir o modelo, o número de cursos, contratação de professores e ditar as linhas gerais que terá a futura UFABC. O MEC prevê que as aulas em Santo André tenham início no primeiro semestre de 2006. (Andrea Catão)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;