Tecnologia Titulo
Dicas para economizar energia elétrica em casa
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
05/02/2021 | 14:18
Compartilhar notícia


Durante o verão, é muito comum observar aumento na conta de energia elétrica. Isso ocorre porque, apesar de as luzes das casas tenderem a ser acessas mais tarde e os chuveiros elétricos não serem ligados nas temperaturas quentes, os ventiladores, ares-condicionados e geladeiras costumam funcionar em dobro.

De acordo com Heverton Bacca, coordenador de engenharia elétrica do Centro Universitário Facens, a preocupação com a redução do consumo de energia deve ocorrer o ano todo, e o ideal seria recorrer a fontes renováveis, como os painéis solares. “As energias solares e eólicas são totalmente renováveis e sem qualquer impacto ambiental. O futuro é sempre andarmos de mãos dadas com a sustentabilidade. O planeta agradece e nosso bolso também”, afirma.

Leia mais:
Oscilação de energia: saiba como proteger seus eletrônicos
Conheça mitos e verdades sobre energia solar
Conta de energia: eletrodoméstico correto pode economizar mais de R$ 700 ao ano

Dicas para economizar energia em casa

– Não deixe as luzes acessas em cômodos que não possuem pessoas;

– Ligue o ferro elétrico somente quando tiver uma significativa quantidade de roupa para passar;

– Em banheiros com chuveiro elétrico, tome banho rapidamente;

– Procure comprar aparelhos elétricos e da linha branca (principalmente geladeira) com selos que indicam baixo consumo de energia elétrica. O mais indicado é o selo Procel de economia de energia;

– Não deixe televisores, rádios, videogames e outros aparelhos ligados quando não estiver usando;

– Quando for ficar muito tempo fora de casa, tire da tomada os aparelhos eletrônicos;

– Use sempre as lâmpadas eletrônicas ou de LED, que são mais econômicas;

– Evite abrir constantemente a porta da geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia;

– Se precisar usar o ar-condicionado, deixe a porta do ambiente fechada, assim o consumo de energia será menor.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Energia solar residencial

De acordo com Heverton, apostar na energia solar é uma boa maneira de economizar e contribuir com o meio ambiente. “Embora seja necessário um investimento para a mudança na residência, ele tende a se pagar em cerca de cinco anos após a instalação. Realmente é algo que, quem puder, deve considerar a curto e médio prazos”, afirma.

O especialista explica que a versão residencial é feita por meio de placas solares e sistemas de captação de energia fotovoltaica. Na prática, uma casa que conta com energia solar pode economizar cerca de 95% da sua conta de luz no fim do mês. Outras vantagens do sistema são: fácil instalação, pouca manutenção, vida útil de aproximadamente 25 anos, valorização do imóvel e incentivos ficais, como redução de IPTU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;