Memória Titulo
A herança cultural que Aida Arnoni legou

Semana passada deixamos a Vila Del Corto, em Ribeirão Pires, com uma mala (literalmente falando) de lembranças e recordações

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana passada deixamos a Vila Del Corto, em Ribeirão Pires, com uma mala (literalmente falando) de lembranças e recordações: as crônicas originais, manuscritas ou datilografadas, que Aida Joana Arnoni Bressan escreveu. São apontamentos que falam de Ribeirão Pires, em especial, com passagens por Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. Um legado a nós confiado pelo casal Heda Elisa, filha de dona Aida, e Carlos de Castro Alves de Oliveira. Verdadeiras preciosidades.

Já falamos deste material, várias vezes, 15 ou 20 anos atrás pela primeira vez. Quando reorganizamos o Museu Histórico Família Pires, em 1996, dona Aida e o seu marido Domingos Bressan lá estiveram várias vezes, trazendo informações e ensinamentos. E agora que os dois se foram, compete a esta página Memória divulgar um pouco do que dona Aida, principalmente, preparou, utilizando, quase sempre e tão somente a sua memória.

Comovente encontrar entre os escritos de Aida Bressan esta foto centenária do Centro de Ribeirão Pires, com o carimbo do seu garimpador, Roberto Bottacin Moreira, também saudoso historiador local. Uma tabelinha de historiadores que deixa um exemplo às novas gerações, o de defender a memória de uma Ribeirão Pires rica em história, mesmo com o descaso ao tema de suas autoridades maiores, Executivo e Legislativo.

UMA CARTA

Do prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Alfredo Jardim Teixeira, o Kiko, recebemos o seguinte ofício, datado de 28 de julho último (em resumo):

1 - Sua Nota de Falecimento ganhou a dimensão de um tributo à inolvidável amiga e emérita cidadã de Rio Grande da Serra, a professora querida, dona Aida Bressan.

2 - Suas qualidades de cantora lírica e compositora a tornaram uma artista ímpar.

3 - Enquanto as forças lhe permitiam, fazendo um esforço tremendo para vencer os impedimentos do corpo que a idade abatia sem lhe roubar a alma jovial e amiga, abrilhantava as sessões solenes da Câmara Municipal, nos encantando com a interpretação sempre emocionada do nosso Hino. Nos últimos dez anos, mesmo sem a sua presença física, nós a sentíamos conosco nos versos da canção.

4 - Dona Aida Bressan permanecerá em nossa lembrança.

UMA CRÔNICA

Aida Arnoni Bressan escreveu: "As paineiras frondosas do Largo da Matriz de Ribeirão Pires foram plantadas em 1890 por Antonio Leite de Figueiredo e Santo Bertoldo. As mudas vieram de Pindamonhangaba, trazidas pelo Sr. Antonio Leite e esposa. Foram plantadas para que seus frutos fossem colhidos e usados na confecção de travesseiros e acolchoados"

Paranapiacaba

Termina hoje a 121ª Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus, com procissão a partir das 15h. Saída da igreja, na parte alta do distrito, em direção ao Largo dos Padeiros (parte baixa). Haverá benção dos motociclistas, motoristas e cavaleiros. Missa às 18h, show musical às 19h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 8 de agosto de 1980

Manchete - Maluf (governador de São Paulo) extingue a Cecap (Companhia de Casas Populares) e exonera dois secretários

Editorial - Resquício de arbitrariedade se faz presente

Editorial (Eduardo Camargo) - O que está errado no combate à inflação.

São Bernardo - Iniciadas as obras de construção do auditório do Centro Cultural do Bairro Assunção, o futuro Teatro Elis Regina.

Diadema - Abandonada a Avenida Piraporinha (SP 180).

Futebol - Santos vence a Portuguesa e conquista o primeiro turno do Campeonato Paulista.

Polícia - Criança usada em ritual de umbanda em Diadema.

EM 8 DE AGOSTO DE...

1940 - Em partida realizada no campo do Monte Alegre, o Juvenil do Corinthians local vence o Juvenil do Vitória por 2 a 1. Entre os corintianos, nomes de famílias antigas da cidade: Biagi, D'Agostini, Perrella, Dalcin, Crepaldi, Toniolo e Boava.

1970 - Realizada em São Caetano a primeira reunião do Conselho distrital do Lions Clube. Participam representantes do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais.

Trabalhadores

Nascem em 8 de agosto:

1896 - Francisco Pimentel. Destilador da Rhodia residente à Rua Uruguaiana, 155.

1920 - Olívio Chiafarelli. Natural de Bragança Paulista. Operário da Alca.

1924 - Geraldina Aparecida Luppi, natural de Santo André. Sócia nº 72 do Sindicato dos Químicos do ABC. Empacotadora da Atlantis e residente à Rua Turquia, 531.

Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Alvilândia. Criado com o nome de Vila Couto em 8 de agosto de 1934. Recebeu o atual nome em 1959, quando se torna município, separando-se de Garça.

Votuporanga. Núcleo criado em 8 de agosto de 1937. Elevado a município em 1945, ao se separar de Tanabi. O nome significa brisa agradável.

HOJE

Dia dos Pais e Dia do Bandeirante. Começa a Semana Nacional da Família.

SANTOS DO DIA

Domingos, Emiliano e Miro. Na estampa, São Ciriaco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;