Setecidades Titulo Na 14ª edição
Desafio de Redação incentiva a criação de cursos da USCS

Leandro Prearo, reitor da universidade, destaca que alternativa escolhida pelos concorrentes na inscrição se torna fonte de pesquisa

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
05/07/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
DGABC


Concurso literário criado pelo Diário e que chega à sua 14ª edição neste ano, o Desafio de Redação, tem servido como termômetro para expansão acadêmica na região. É que o banco de dados dos inscritos para o evento motivou a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), parceira do projeto, a aumentar suas opções de formação.

Segundo Leandro Prearo, novo reitor da universidade, uma das graduações que passou a integrar a grade de opções da USCS após ter o termômetro medido no Desafio de Redação é medicina veterinária. A outra que vai ilustrar as alternativas é focada no universo artístico e será realizada em parceria com a Fundação das Artes de São Caetano. “Vamos lançar curso de graduação tecnológica na área de música, teatro e artes plásticas. Tudo que a Fundação das Artes faz, como os cursos livres, vamos promover a graduação”, explica Prearo.

O reitor comenta que se trata de um modelo novo de trabalho. “A parte teórica a gente tem e a parte prática eles (Fundação das Artes) têm”, frisa. De acordo com Prearo, os cursos devem ter de dois anos e meio a três anos de duração.

Diferentemente dos anos anteriores, o Desafio de Redação nesta temporada será realizado por meio de plataforma digital, por causa da pandemia da Covid-19. O tema escolhido é As Lições da Pandemia para a Construção de um Futuro Melhor e quem apresentar o melhor texto ganhará uma bolsa de estudos da USCS.

Quem quiser participar pode se inscrever gratuitamente até o dia 31 por meio do hot-site dgabc.com.br/desafioredacao. A plataforma será usada também pelos participantes para redigir os textos e enviá-los para análise. Além do prêmio principal, donos de outras boas redações levarão para casa aparelhos eletrônicos como notebooks, TVs e tablets.

Podem participar alunos de escolas públicas e particulares do Grande ABC, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além dos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e telessalas. Eles serão divididos em quatro categorias, de acordo com a série que estão cursando.

Professores podem enviar textos para concurso paralelo. Quem participar concorrerá com outros docentes e o melhor texto leva um notebook.

Quem quiser ler mais e se manter informado, além de poder enriquecer o vocabulário, pode contar com o site do Diário (www.dgabc.com.br), que desde o início da pandemia causada pelo coronavírus está com todo conteúdo liberado gratuitamente como forma de levar informações importantes para a sociedade e combater as prejudiciais fake news.

O vencedor do Desafio de Redação será revelado no dia 15 de setembro. O concurso é uma realização do Diário e USCS, tem patrocínio do Cemitério Vale dos Pinheirais e apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;