Internacional Titulo
Guerrilha albanesa recusa divisão da Macedônia
Por Das Agências
09/07/2001 | 08:58
Compartilhar notícia


O líder político da guerrilha albanesa, Alí Ahmeti, recusa uma divisão da Macedônia e prega uma "solução federal ao estilo europeu" para resolver o conflito, que opõe eslavos e albaneses.

Entrevista publicada nesta segunda-feira no jornal francês Le Figaro, Ahmeti afirma que dividir a Macedônia nunca esteve entre as exigências políticas da guerrilha. "Pelo contrário, insistimos para que se respeite a integridade da Macedônia nas suas fronteiras. Nossas exigências são as de todos os povos da Europa. O modelo (federal) que defendemos é totalmente europeu. É o da Suíça ou o da Bélgica", explicou.

Em nome do Exército de Libertação Nacional, Ahmeti assinou com o governo macedônio um cessar-fogo que "faremos todo o possível para que seja respeitado para criar as condições para um autêntico diálogo político".

Ele lembrou que a guerrilha exige desde o início a organização de uma conferência internacional sobre a Macedônia, para que as duas partes exponham seus problemas e discutam as soluções possíveis.

"Ainda não estamos seguros de que a comunidade internacional vá aceitar tal conferência, com representação da guerrilha", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;