Cultura & Lazer Titulo
Hackers tiram a página do Yahoo! do ar
Por Do Diário do Grande ABC
08/02/2000 | 09:30
Compartilhar notícia


O portal para a Internet Yahoo! Inc. sofreu nesta segunda-feira uma interrupçao de três horas depois de uma série de ataques dirigidos a seus computadores. O incidente impediu que milhares de pessoas tivessem acesso às notícias e outros serviços do site. Representantes do Yahoo!, empresa com sede em Santa Clara (Califórnia), disseram que o ataque planejado veio de mais de 50 diferentes endereços da Internet e criou uma forte demanda em um curto período de tempo, o que tornou impossível prover todas as páginas requisitadas. A demanda foi a um nível de um gigabyte por segundo.

A companhia nao considerou o ataque uma intervençao de hackers, já que nao houve invasao a seus sistemas. Segundo a direçao do Yahoo!, os dados internos e as informaçoes de seus clientes pessoais nao foram comprometidos. O Yahoo! considerou o ataque como intermitente e descontínuo, mas os usuários do serviço que tentaram se conectar durante a manha e a tarde desta segunda-feira informaram que tiveram problemas.

Um representante do Yahoo! disse que o ataque começou às 10h45 (de Brasília) e afetou os sites da companhia, com exceçao dos serviços de e-mail gratuito, acesso às lojas de comércio eletrônico e ao Geocities. Em uma outra ocasiao, o Yahoo! já tinha sofrido problemas técnicos que cortaram o acesso de partes de sua rede, mas os acontecimentos foram isolados e nao duraram muito tempo.

Como o Yahoo! utiliza uma avançada tecnologia para encriptar seus dados e proteger seus arquivos, a única rota para invasores atacarem os computadores é por fora, segundo Gene Shklar, vice-presidente de serviços públicos da Keynote Sustems, uma empresa que avalia a segurança e velocidade dos sites. "Se você nao pode levar uma bomba para dentro do prédio, você pode criar congestionamentos nas ruas que levam ao prédio", comparou.

O ataque a um sistema do tamanho do Yahoo! prova que nenhuma página na Internet está a salvo dos piratas de computador, segundo o chefe do setor de tecnologia da empresa SecurityFocus.com, da Califórnia, Elias Levy.

Somente em dezembro, o Yahoo! foi visitado por 36 milhoes de pessoas. Apesar do ataque, o preço das açoes da Yahoo! na Bolsa de Valores nao caiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;