Nacional Titulo
Desfile de moda indígena marca 500 anos no Acre
Por Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 16:26
Compartilhar notícia


Indios das tribos kaxinawá e apurina realizam dias 19 e 22 de abril um desfile de moda com roupas produzidas a partir da arte Kenê, construçoes e desenhos em losango desenvolvida nas aldeias do rios Jordao e Amônia, no Acre. O desfile faz parte do 1º Festival de Cultura Indígena que marcará os 500 anos do Descobrimento para 15 tribos do Estado do Acre e regiao sul do Amazonas.

O desfile apresentará algumas peças de couro vegetal, um tecido revestido de látex vulcanizado, e adereços e artesanato de palha sementes, dentes de animais, cocos e cascas de árvore. Os apurina, de Boca do Acre (AM) lançam seu catálogo de colares, cestos, brincos e pulseiras.

Na abertura do festival será feito o pré-lançamento do "sapato ecológico", calçado fabricado pela Cooperativa de Sapateiros de Franca com couro vegetal e látex puro. O calçado, segundo garante Ibrahim Farhat, um dos organizadores do desfile, será comercializado a preços populares. "Estamos em testes mas já a aprovaçao é grande", diz Farhat.

Também participam do festival os kulina, jamamadi, katukina, manchinery, shanenawá, nukini, poyanawá e shanenawá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;