Política Titulo
Vitória de Rosinha deve tornar Garotinho inelegível no RJ
Por Do Diário OnLine
06/09/2002 | 10:40
Compartilhar notícia


A candidata do PSB ao governo do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, pode deixar o marido, Anthony Garotinho, candidato à Presidência da República, impedido de disputar algum cargo eletivo pelo Estado até 2006 se vencer a disputa, e se Garotinho não conquistar a sucessão de Fernando Henrique Cardoso. Segundo as pesquisas de intenções de votos, as possibilidades devem se confirmar, já que Garotinho está em quarto lugar e sua mulher lidera com folga, podendo até mesmo acabar com as eleições no primeiro turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera o mandato de Rosinha, na prática, como reeleição por parentes, segundo informações da edição desta sexta-feira do jornal O Globo. Assim, estariam ao presidenciável duas alternativas: deixar o Rio e se candidatar a prefeito ou vereador em outro Estado em 2004, ou esperar a próxima eleição geral em 2006. Mesmo assim, ele poderia apenas concorrer novamente à Presidência da República, já que parentes de governadores não podem disputar nenhum cargo na mesma circunscrição eleitoral.

No caso de Rosinha, ela apenas foi liberada para disputar o governo do Rio porque o TSE entendeu que apenas mulheres de governadores que estivessem no primeiro mandato poderiam se candidatar ao mesmo cargo do marido. Caso contrário, os ministros entendem que haja um continuísmo político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;