Economia Titulo
Embaixador brasileiro critica empresários argentinos
Por Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 16:18
Compartilhar notícia


O embaixador do Brasil na Argentina, Sebastiao do Rego Barros, criticou nesta segunda-feira os empresários locais que pedem proteçao ao governo argentino, advertindo-os de que no futuro terao que se adaptar às novas condiçoes do Mercosul "ou morrer".

Empresários argentinos, principalmente do setor industrial, têm reclamado medidas de proteçao, alegando que a desvalorizaçao do real prejudicou as exportaçoes argentinas dentro do Mercosul. Além disso, afirmam que o governo brasileiro aplica políticas protecionistas às suas exportaçoes.

Contudo, dados publicados nesta segunda-feira pelo jornal La Nación indicam que as vendas argentinas ao Brasil estao aumentando e que está crescendo o superávit comercial com o país vizinho.

Em declaraçoes à imprensa, o embaixador brasileiro disse que há empresas argentinas "que preferem queixar-se, receber proteçao e viver às custas de seu governo".

"Quando se entra em um acordo de integraçao econômica é para aumentar a competitividade, nao para ficar disputando entre sócios o mesmo mercado. Quando se conseguir isso, (a maior concorrência), o consumidor do bloco terá um produto melhor, mais barato e aumentará a possibilidade de competir também em terceiros mercados", acrescentou.

Rego Barros disse que "as empresas argentinas nao podem ficar brigando porque passaram mais dois metros de tecido do Brasil". "Pode-se negociar uma transiçao, mas algumas indústrias argentinas terao que se adaptar ou morrer", acrescentou o embaixador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;