Política Titulo Fora desde novembro
Câmara dá aval a retorno de Rio Grande ao Consórcio

Depois de quatro meses de desfiliação, município parcela dívida de R$ 138 mil e volta ao colegiado

Por Júnior Carvalho
do dgabc.com.br
11/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Câmara de Rio Grande da Serra avalizou ontem por unanimidade o retorno da cidade ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, quatro meses depois de o governo do prefeito Gabriel Maranhão (PPS) encaminhar a desfiliação do colegiado.

Já esperada, a aprovação legislativa é mero passo protocolar para que o município volte oficialmente à entidade regional. Na assembleia geral dos prefeitos na terça-feira, Maranhão estava presente no encontro.

Após a votação, Maranhão comemorou o regresso ao colegiado, evitou falar sobre a saída temporária e elogiou a gestão do Consórcio, encabeçada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), de Santo André. “Estou muito feliz (com o retorno da cidade à entidade). Já na primeira reunião, na terça-feira, pudemos encaminhar várias demandas. Além disso, sugeri que possamos alternar os encontros entre reuniões em São Paulo (na sede do órgão, em Santo André) e em Brasília (na Casa do Grande ABC, espécie de braço político do Consórcio Intermunicipal na Capital Federal)”, destacou o popular-socialista.

Maranhão citou que, já na primeira reunião com os prefeitos, também solicitou encontro com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para tratar de temas como a participação do governo federal no custeio dos equipamentos e o retorno integral do programa Mais Médicos, que sofreu defasagem da proposta após médicos cubanos deixarem o projeto.

Na terça, Maranhão encaminhou ainda negociação para sanar valor de R$ 138 mil de dívidas que a cidade possui com o Consórcio, referente ao não repasse de rateios mensais do passado, em 200 parcelas. “Para formalizar o acordo, só precisamos mandar a minuta da negociação para análise da Câmara”, disse o tucano.

A entidade regional emitiu nota em apoio à volta de Rio Grande. “Em nome do presidente e prefeito de Santo André, Paulo Serra, congratulamos os vereadores e o prefeito de Rio Grande da Serra pela iniciativa da aprovação do projeto de lei para reingresso da cidade junto ao Consórcio”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão.

OUTROS RETORNOS
Além de Rio Grande, as cidades de São Caetano e Diadema, que também protocolaram desfiliação do Consórcio em 2018 e em 2017, respectivamente, devem encaminhar volta ao colegiado nas próximas semanas. No legislativo são-caetanense a tendência é a de que o projeto de retorno à entidade seja apreciado em plenário na terça-feira. A primeira saída aconteceu em julho de 2017, quando o prefeito Lauro Michels (PV) deixou a entidade sob argumento de dificuldades financeiras.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;