Esportes Titulo No Anacleto Campanella
Azulão se inspira em interioranos
para encarar Santos completo

Com a volta de suspensão automática do volante Anselmo e
do atacante Geovane, todos os titulares ficarão à disposição

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
08/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Caetano quer usar o exemplo de Mirassol e Mogi Mirim - únicas equipes do Interior a baterem um grande (respectivamente Palmeiras e Santos) - para se dar bem diante do Peixe hoje, às 18h30, no Anacleto Campanella, e se livrar de vez do rebaixamento no Paulistão. A equipe soma 19 pontos, cinco a mais que o Guaratinguetá, adversário da última rodada, que ocupa a 17ª posição.

Com a volta de suspensão automática do volante Anselmo e do atacante Geovane, todos os titulares ficarão à disposição.

Para o técnico Márcio Araújo, o time não tem outra alternativa que não seja a receita básica, direta e incisiva de apenas jogar bola. "Contra o Corinthians não jogamos e perdemos. Diante do São Paulo fomos bem, mas fomos derrotados. Diante do Palmeiras marcamos, jogamos e tivemos bom resultado (empate sem gols no Pacaembu). Contra o Santos, temos de marcar bem e jogar para valer, agredir. Contra os grandes não dá só para marcar. O Mirassol ousou e se deu bem e isso aconteceu porque jogou", definiu o comandante.

Pelos cálculos do treinador, o São Caetano elimina a chance de degola se chegar aos 20 pontos. Ou seja, precisa do empate contra o Peixe para jogar a última partida sem pressão da necessidade de vitória ou empate. É que o Guaratinguetá terá adversário teoricamente mais fácil no compromisso de hoje. Encara o praticamente rebaixado Comercial, em Ribeirão Preto.

"Realmente não é fácil vencer os grandes. Mas a vitória contra eles (santistas) nos daria respiro providencial para a última rodada. Vencer um grande também é uma referência para qualquer um, daria mais confiança ao grupo para o restante da temporada. Mostraria que o time não é tão ruim como alguns pensam", desabafou.

Márcio Araújo descartou também qualquer padrão de marcação individual ou especial sobre o atacante Neymar, principal arma do poderoso e veloz ataque da equipe alvinegra.

"Jogador de Seleção Brasileira tem de ser marcado em qualquer faixa do campo. Em jogador de qualidade não se pode dar pontapé ou agredir. Quem tentou fazer isso não jogou e ainda foi expulso. É preciso usar a experiência, jogar com calma e usar a inteligência."


Geovane dá boas vindas para os prodígios do Peixe

Com o bom humor típico do nordestino, o pernambucano Geovane deixou a seriedade um pouco de lado - por causa do mau momento do São Caetano - e deu as boas vindas a Neymar e Ganso no confronto de hoje no Anacleto Campanella. O jogador demonstrou euforia pela proximidade do jogo e brincou: "Jogar contra eles é sempre bom, a gente aprende um pouco. Quero aprender um pouco mais nesse jogo."

Já em tom sério, o acante avalia que o Azulão terá de mostrar em campo a disposição e entrega demonstrados na vitória de virada sobre o Botafogo (3 a 2), pela 16ª rodada, em Ribeirão Preto.

"Naquele jogo tivemos calma e disposição para vencer. Ser repetirmos isso, temos tudo para conseguir ao menos um empate contra o Santos. Assim, jogaríamos mais traquilos contra o Guaratinguetá."

Para Geovane, este tem de ser o ‘jogo do ano' para o Azulão. "As partidas contra os grandes dão muita visibilidade. Precisamos de bom resultado e uma vitória pode render boas propostas no futuro porque tem muita gente do futebol vendo o jogo."

O atacante é um dos que podem deixar o clube após o fim do Paulistão. Afinal, está emprestado até o fim de maio e ainda não foi procurado, segundo ele, para discutir a renovação. Os direitos do atleta pertencem ao Mogi Mirim.

Segundo Geovane, o São Caetano terá de usar a velocidade com toques simples e objetivos se quiser surpreender o Santos. "Não é fácil enfrentar o campeão da Libertadores. Não tem segredo. É marcar bem e sair nos contra-ataques." Ele já enfrentou o Peixe uma vez, em 2010, e fez um gol, na vitória de virada do Mogi Mirim, por 2 a 1, no Estadual. "Fiz o segundo gol e dei a assistência para o outro. Espero ajudar o São Caetano também, quem sabe com um gol."

SEM BLOQUEIO

Para tentar furar a defesa santista, terceira menos vazada com 16 gols, Geovane terá a companhia de Marcelo Costa, respectivamente vice-artilheiro e artilheiro do time no torneio, com quatro e sete gols.

Marcelo Costa já perdeu a conta das vezes que enfrentou o time da Vila Belmiro e pretende quebrar uma marca, a de nunca ter marcado contra o adversário. Ele já encarou o Peixe defendendo o Juventude, Palmeiras, Grêmio e Goiás.

O jogador sabe das dificuldades por conta da qualidade do adversário, mas demonstra otimismo. "O Santos é time grande, joga para a frente, ao contrário das equipes pequenas que vêm aqui. Já fizemos bons jogos e infelizmente o resultado não veio. Com todo o respeito ao time do Santos, que tem um time fantástico, mas acredito que com tranquilidade e objetividade podemos conseguir bom resultado. Uma vitória nos daria mais confiança para começar bem a Série B do Brasileiro (o time estreia dia 19 de maio, em casa, contra o ASA, de Alagoas)", analisa.


Neymar pronto para engordar marcas no clube santista

O jogo de hoje promete, porque Neymar atravessa grande momento e está determinado a pulverizar recordes e a alcançar novas marcas pessoais. Com os três gols marcados no massacre santista por 5 a 0 sobre o Guaratinguetá, o garoto passou a somar 95, deixando Robinho para trás e se tornando o terceiro maior artilheiro do clube após a era Pelé.

Com apenas mais sete gols, Neymar ultrapassará Juary (101). Aí, o garoto de apenas 20 anos vai precisar de mais três para se tornar o maior goleador do Santos depois que Pelé parou de jogar, superando Serginho Chulapa e João Paulo (ambos com 104).

Contra o Internacional, na quarta-feira, em Porto Alegre, pela Libertadores, o garoto passou em branco, apesar de ter sido o melhor jogador em campo.

Assim, vai querer voltar a marcar neste domingo. O seu aproveitamento em 2012 é impressionante: 10 gols em 10 jogos que disputou pelo Campeonato Paulista e quatro em cinco partidas da Libertadores, média de quase um por jogo.

A tarefa de Neymar poderá ser facilitada porque o São Caetano não é de bater, tanto que fez 228 faltas, o menor número entre os 20 participantes do Paulistão. Com 19 pontos somados - quatro vitórias, sete empates e seis derrotas_-; 20 gols a favor e 22 contra, o time do Grande ABC não chega a representar perigo, mesmo jogando em casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;