Setecidades Titulo Risco de fechar
FSA tem até sexta para entregar plano ao MP

Promotoria de Fundações instaurou inquérito em 28 de março; instituição corre o risco de fechar

Por Bia Moço
05/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A FSA (Fundação Santo André) tem até sexta-feira para entregar novo PRI (Plano de Recuperação Institucional) ao MP (Ministério Público). No dia 28 de março, a promotora de Fundações de Santo André, Ana Carolina Fuliaro Bittencourt, instaurou inquérito civil e deu dois meses para que a instituição apresentasse estudo, sob risco de intervenção e fechamento. No entanto, o prazo foi estendido.

Segundo integrantes da reitoria, após análise realizada durante os dois primeiros meses de gestão – iniciada em 1º de abril –, foi possível obter diagnóstico do grave quadro de crise financeira em que a instituição de Ensino Superior está inserida. O grupo trabalha na finalização do projeto de compensação econômica. Conforme o MP, a proposta deve ser eficaz para reverter o cenário de caos, enfrentado desde 2008.

De acordo com a reitoria, a situação financeira da Fundação Santo André é extremamente complicada e as dívidas tiveram de ser estudadas com cautela para que possam determinar as mudanças necessárias. Na noite de ontem, foi realizada reunião com a comunidade acadêmica para esclarecer o projeto. O rombo orçamentário mensal da FSA está estimado em R$ 500 mil. 

Até o momento, o Condir (Conselho Diretor) aprovou três ações com o objetivo de retomar a saúde financeira da FSA: convênio com núcleo de mediação para otimização do processo de cobrança dos alunos inadimplentes, proposta para contratação de empresa de topografia com o objetivo de que seja feita análise para cessão do campus – que pertence à Prefeitura – para ampliar o patrimônio da instituição e a implementação de laboratório de engenharia em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC).

O último plano de recuperação da FSA firmado com o MP foi elaborado em 2016 ainda pela ex-reitora Leila Modanez (deixou o cargo em 31 de março), e previa economia de R$ 4,1 milhões por ano a partir de redução de custos com serviços de segurança, limpeza, contratos de prestadores de serviços, corte de 15% nos salários da reitoria. O prazo para implantação das ações expirou em fevereiro.

PENTE-FINO

O prazo final para entrega do pente-fino que investiga o número de funcionários da FSA (Fundação Santo André) que ingressaram sem concurso público se encerra hoje. Integrantes da reitoria confirmaram que aguardam a entrega de relatório oficial. O reitor, professor Francisco José Santos Milreu, é o principal alvo da investigação. Ele, inclusive, assumiu ao Diário ter sido contratado sem passar por seleção pública.

A apuração teve o prazo estendido por quatro vezes, somando 134 dias de trabalho. A comissão avaliadora tem justificado o atraso pela quantidade de documentos a serem analisados, o que a reitoria confirmou, tendo em vista a dificuldade de encontrar documentos e papéis que comprovassem contratação legal de todos os 450 contratos avaliados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;