Memória Titulo Memória
A Lira e o cotidiano de Santo André
Ademir Médici
23/04/2018 | 07:07
Compartilhar notícia



“A tradicional Banda Lira, conjunto andreense com 83 anos de existência, executou (hoje) o Hino Nacional Brasileiro na cerimônia de sepultamento do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel (PT). A banda deve tocar ainda uma música de Chopin e o Hino do Município de Santo André. A cerimônia ocorre no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. O sepultamento tem acesso restrito ao público.”
Cf. Diário On-Line, 21 de janeiro de 2002

O centenário da Banda Lira de Santo André (1918-2018) e as manifestações da cidade. Há uma identificação afetuosa das pessoas com a banda. Lembranças afloram.

CASO – 1
O empresário Sérgio Stanziani de Souza identificou dois tios nas duas fotos publicadas quarta-feira (‘Esta é a noite da Banda Lira de Santo André’, Memória, 18 de abril).

Numa das fotos, Stanziani reconheceu o tio Oswaldo Pelogia; na outra foto, Luiz Massaini, o maestro da Lira, irmão de outro tio do Sérgio Stanziani, Alcebiades Luiz Massaini (o Bidão), que foi diretor da Rhodia.

CASO – 2
Informamos que a Lira de Santo André se apresentou nas mais variadas manifestações, inclusive em cortejos fúnebres. Do Litoral Sul paulista, onde vive atualmente, o fotógrafo Luiz Maragni buscou em seus arquivos uma foto da Lira tocando no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, quando da chegada do corpo do prefeito Celso Daniel.

Uma foto raríssima, pois a Imprensa foi proibida de atuar no cemitério, e Maragni, espírito de repórter, vestiu-se de coveiro, saltou um muro do cemitério e fez várias imagens. Documentos inéditos.

CASO – 3
Quarta-feira última, dia 18, na sessão solene da Câmara em homenagem ao centenário da Lira, o animador cultural Edir Linhares nos fez a seguinte pergunta: teria a Banda Lira sido formada por influência do anarcossindicalismo, tão em voga há 100 anos em São Paulo e, por extensão, em Santo André e região?
Nossa resposta, num primeiro momento, foi negativa, mas sem uma base e um estudo racionais.

Assim...
Bem, ai está a Banda Lira, repleta de planos no seu centenário. Ao longo deste ano de 2018, muitas histórias mais por certo brotarão. Vamos divulgar, uai! Afinal, são raras as instituições centenárias no Grande ABC.

Participem. E ajudem a escrever esta história, já que a Banda Lira é patrimônio cultural de Santo André e do Grande ABC.

MEMÓRIA NA TV
Lembramos: a Banda Lira está no programa Memória na TV, do DGABC TV.
Assistam: www.dgabc.com.br .

Diário há 30 anos
Sábado, 23 de abril de 1988 – ano 30, edição 6734
Manchete – Senadores vão interpelar o governo para garantir CPI da corrupção
São Bernardo – Comerciantes e bancários do Centro de São Bernardo pedem o fim das enchentes.
Torre de segurança contra incêndios atinge o quarto andar do Paço.
Guido Fidelis – Novos planos do agente Bulganin.
O jornalista e escritor Guido Fidelis publicava crônicas regulares na página de Variedades, hoje transformada no caderno Cultura&Lazer.

Em 23 de abril de...
1883 – Inaugurada a estação do Pilar, hoje Mauá, conforme pesquisa do historiador Renato A. Dotta.
1953 – Fundada em 1951, começa a funcionar oficialmente a Rádio Clube de Santo André, atual Trianon.
n Instalado, em São Bernardo, o Tiro de Guerra 298, o segundo da região.
1958 – Fundada a AETC (Associação das Empresas de Transportes Coletivos do Grande ABC).

Hoje
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
Dia Mundial do Escoteiro
Dia Nacional do Choro
Dia do Clero Indígena
Dia do Torcedor Corinthiano

Santos do dia
Jorge. Praticamente todas as igrejas do Grande ABC veneram São Jorge. Há uma pintura do santo na entrada da Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, assinada pelo artista Frederico Dusi e com data de 1954.
Uma homenagem ao primeiro bispo do Grande ABC, dom Jorge Marcos de Oliveira.
A Diocese de Santo André tem, também, Paróquia São Jorge, em Cidade São Jorge, Santo André.
n Adalberto de Praga
n Bv. Egídio de Assis

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 23 de abril:
Na Bahia, Biritinga, Boninal, Caravelas, Floresta Azul, Itagimirim e Teofilândia
Em Alagoas, Craíbas
Em Santa Catarina, Matos Costa
Em Minas Gerais, Nova Módica
No Paraná, Piraí do Sul
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;