Cultura & Lazer Titulo
Centenário de Candido Portinari já é celebrado
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
10/11/2002 | 16:27
Compartilhar notícia


O nome do pintor paulista Candido Portinari (1903-1962) estará por todos os lados ao longo de 2003, tudo para celebrar seu centenário de nascimento. O artista, um dos medalhões do Brasil, nasceu na pacata cidade de Brodósqui. Portinari será tema de, por exemplo, selos dos Correios e enredos de escolas de samba de São Paulo e Rio. Isso sem falar das exposições, no Brasil e no exterior, entre tantos outros eventos.

Portinari faria 100 anos em 30 de dezembro de 2003. Mas, merecidamente, a celebração começará antes. Na próxima quarta-feira (dia 13), em São Paulo, será aberta para convidados uma mostra com cerca de 70 obras, entre pinturas e desenhos, além de dois objetos pintados pelo artista (um vaso em cerâmica e um porta-cartões nunca antes expostos). A visitação começará na quinta (14), com entrada franca.

O evento marcará a inauguração do braço paulistano da Pinakotheke, que tem sedes no Rio e em Fortaleza. “Buscamos uma forma de prestigiar o lado humano de Portinari”, afirma Max Perlingeiro, sócio-fundador da Pinakotheke e curador da mostra.

“Ela começa com um de seus raros auto-retratos, de 1956. Depois vem o módulo Sua Família, no qual estão retratados familiares de Portinari, como a mulher (Maria), a irmã (Olga) e o filho (João). Em Seus Amigos estão retratos de Mário de Andrade e Jorge Amado, entre outros. Por fim, Sua Obra, segmento que reúne desenhos e pinturas datados dos anos 30 aos 60”, diz Perlingeiro.

Segundo ele, uma das características da mostra é o ineditismo: “Há obras nunca antes expostas e outras que foram mostradas há mais de 30 anos. Todas pertencem a coleções particulares”.

Perlingeiro destaca algumas composições da mostra. “Serão exibidos estudos para os painéis Guerra e Paz, executados para a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (Estados Unidos). Um conjunto importante traz 24 pinturas e desenhos (têmperas, óleos e pincel seco sobre papel) realizados para o livro Maria Rosa, de autoria da canadense Vera Kelsey e publicado originalmente em 1942, pela Doubleday, de Nova York. Ele conta a história de uma menina brasileira que sonha em participar do Carnaval carioca. A autora pediu a Portinari que ilustrasse a publicação. O pintor estava no auge da carreira e era bastante conhecido nos Estados Unidos”, afirma.

A exposição ganhará um catálogo (com versão também em CD-ROM) ilustrado com reproduções em cores de obras de Portinari. A publicação será vendida a R$ 45. Para os interessados em conhecer mais sobre vida e obra de Portinari, uma boa dica são os sites www.portinari.org.br e www.casadeportinari.com.br.

Candido Portinari – Exposição. Na Pinakotheke São Paulo – r. Ministro Nelson Hungria, 200, São Paulo. Tel.: 3758-5202. Abertura para convidados: quarta-feira, às 20h30. Visitação: a partir de quinta. De segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 10h às 16h. Entrada franca. Até 25 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;