Cultura & Lazer Titulo
Delícias da cozinha mineira
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande
04/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Falou em comida boa, é inevitável: as primeiras receitas que vêm à mente são as mineiras. Feijão tropeiro, pão de queijo, broa de fubá e ambrosia são algumas das iguarias que estão no livro História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha (Larousse, 176 páginas, R$ 84,90), de Maria Lúcia Clementino Nunes e Márcia Clementino Nunes, mãe e filha, respectivamente.

A obra é resultado de anos de pesquisa em família, que buscou aliar as receitas típicas da culinária mineira a tradições, cultura e hábitos dos tempos das minas de ouro e do diamante. O resultado? Um apanhado de iguarias que podem ser servidas em qualquer ocasião.

A inspiradora e executora dos pratos, Dona Lucinha (Maria Lúcia), nasceu em Serro, cidade barroca de Minas Gerais. Lá teve 11 filhos. Trabalhou como catequista, professora, salgadeira, doceira, feirante, quitandeira, diretora escolar e vereadora. O amor, no entanto, sempre foi pelo preparo de quitutes.

A filha, por sua vez, formou-se em história e percebeu a importância cultural das iguarias que a mãe preparava para o agrado da família. Uniram o útil ao agradável e o resultado foi lançado neste mês em São Paulo.

"Aprendi a ver a cozinha como um espaço cultural: lugar de misturas que atende às necessidades da nutrição e do prazer, que possibilita criatividade, que expressa crenças, que cria paladares", diz Dona Lucinha na introdução do livro.

RECEITAS

Desde os primeiros capítulos, o leitor terá a possibilidade de conhecer a história da população e das culturas de Minas. As receitas vêm em seguida, iniciadas pelo preparo de temperos típicos e essenciais.
Quem adquirir a obra também aprenderá as dicas para fazer uma deliciosa feijoada, pão de queijo, farinha de mandioca e torresmo.

TORRESMO

1 kg de toucinho de barriga;
100 g de gordura; 1 pitada de bicarbonato de sódio; sal a gosto

Modo de preparo

Pique o toucinho em cubos, lave bem, escorra e tempere. Em uma panela funda, coloque a gordura e o toucinho juntos, aqueça e frite, até pegar cor alourada. Retire do fogo e guarde-o mergulhado na própria gordura em recipiente fechado.

Ou retire-o com escumadeira, escorra, deixe esfriar, embale e resfrie-o em embalagem selada. Para pururucar, use dois tachos com gordura quente o suficiente para mergulhar os torresmos. Inicie a fritura no primeiro tacho, coloque os torresmos; mexa com escumadeira e retire logo que começarem a pururucar. Leve ao segundo tacho e continue a fritura até pururucar por inteiro. Retire antes de começar a escurecer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;