Nacional Titulo
Papa afirma ter vivido momentos inesquecíveis no Brasil
Por Do Diário OnLine
13/05/2007 | 20:57
Compartilhar notícia


Em um breve discurso de despedida, o papa Bento XVI, que embarcou nesta noite de volta a Itália, demostrou ter apreciado os dias que passou em solo brasileiro. "Ao deixar esta terra abençoada do Brasil, eleva-se na minha alma um hino de ação de graças ao Altíssimo, que me permitiu viver aqui horas intensas e inesquecíveis".

“Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra da Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste continente da esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor”, acrescentou o pontífice.

Bento XVI ainda agradeceu a receptividade do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do Estado de São Paulo e das demais autoridades brasileiras “que tantas provas de delicadeza deram-me nestes dias”.

Papa no Brasil - Nos dias em que passou no Brasil, entre 9 e 13 maio, o pontífice teve uma agenda atribulada, com participação em diversos eventos.

Na quinta-feira de manhã, Bento XVI se encontrou com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e representantes de diversas religiões. Pela tarde, participou de um evento com mais de 40 mil jovens, no estádio do Pacaembu, Zona Oeste de São Paulo. No encontro, o papa pregou a castidade. “A contenção dos desejos sexuais é um caminho para a felicidade”, afirmou.

O ponto alto da passagem do papa pela cidade de São Paulo foi a canonização do Frei Galvão, acompanhada por 1,5 milhões de pessoas no Campo de Marte, Zona Norte da Cidade. Em texto lido durante a cerimônia, o pontífice voltou a fazer um apelo pela virgindade antes do casamento e pela fidelidade no matrimônio. Ele também criticou os meios de comunicação que "ridicularizam" esses preceitos.

Ainda na tarde de sexta-feira, o papa participou de um encontro com 400 bispos brasileiros na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. Na oportunidade, Bento XVI realizou um discurso incisivo, onde tocou em assuntos polêmicos como aborto, divórcio, celibato e evasão de católicos para outras religiões e seitas.

Após deixar a cidade de São Paulo, Bento XVI visitou na manhã de sábado um centro de recuperação para viciados em drogas, em Guaratinguetá. No evento, ele discursou para cerca de 2 mil jovens e afirmou que Deus vai cobrar satisfações dos traficantes.

Na manhã de domingo, o pontífice celebrou uma missa para cerca de 150 mil pessoas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Em texto lido durante a missa, Bento XVI afirmou que a fé é o "tesouro mais rico" da América Latina e o que fez da região um "continente da esperança".

Ao final da tarde, Bento XVI participou da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, último evento do pontífice no país. Em um discurso politizado, o papa afirmou que o marxismo e o capitalismo foram falhos no combate à pobreza  e desigualdade social. O “autoritarismo” dos governos da América Latina também foi alvo de crítica de Bento XVI.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;