Setecidades Titulo Ensino Superior
USCS transfere cursos da pós para novo campus

Aulas da especialização lato sensu passarão a ser oferecidas em centro empresarial de São Caetano

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os cerca de 2.000 estudantes dos mais de 120 cursos de pós-graduação lato sensu da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) estão de casa nova. Isso porque, a partir do início do segundo semestre letivo, em agosto, as aulas da modalidade, hoje realizadas em prédio locado na Avenida Goiás, passarão a ser desenvolvidas no 6º andar do Centro Comercial e Empresarial São Caetano, longe 270 metros do atual campus, no Centro.

A mudança, conforme explica o diretor da modalidade lato sensu Silton Marcell Romboli, se dá pela necessidade maior por espaço para as atividades desempenhadas. A estrutura que está sendo montada no último andar do centro comercial e empresarial conta com oito salas de aula a mais, além de serviços consolidados de estacionamento, alimentação, segurança e limpeza. “Assim como acontece na graduação, a pós se expandiu e demanda cada vez mais espaço. Antes, tínhamos 12 salas de aula e vamos passar a ter 20. Além disso, facilita para os alunos, que estarão em ambiente corporativo e mais próximo de sua realidade de negócios”, observa.

Para 2018, a instituição de Ensino Superior projeta a oferta de pelo menos mais dois cursos de pós-graduação, nas áreas de Medicina e Odontologia, revela Romboli. “Estamos expandindo cada vez mais as áreas de conhecimento ofertadas e o centro comercial tem áreas ociosas que ainda podem ser aproveitadas, à medida que a demanda exigir.”

Tendo em vista o projeto da USCS de ampliação do campus Barcelona por meio de PPP (Parceria Público-Privada), Romboli destaca que não é possível prever por quanto tempo a instituição de Ensino Superior permanecerá no centro comercial e empresarial da cidade. A previsão é de que a estrutura localizada na altura do 3.400 da Avenida Goiás seja readequada, além de construído novo prédio e ofertadas 875 novas vagas de estacionamento. “A priori, por conta da demanda, a ideia é ocupar esse andar do centro comercial por um bom tempo”, aponta.

Em comunicado divulgado pela instituição de Ensino Superior em seus canais oficiais na internet, a mudança foi justificada ainda devido aos resultados das avaliações de infraestrutura realizadas no último semestre. Dessa forma, a troca de campus atende “às reivindicações dos alunos de forma a oferecer melhores condições para as nossas atividades acadêmicas.”

Excepcionalmente, em razão da mudança das instalações, a unidade não oferece atendimento presencial e telefônico até o dia 28. Todas as informações podem ser prestadas pelos e-mails posaluno@uscs.edu.br ou poslato@uscs.edu.br.

Centro empresarial amplia leque de atuação

Inaugurado em 1993 – à época com 192 lojas e característica de shopping center –, o Centro Comercial e Empresarial São Caetano vem ampliando, nos últimos anos, seu segmento de atuação, com a diversificação dos serviços abrigados em área de mais de 60 mil metros quadrados.

Instalado no coração do município, próximo da Avenida Goiás e do terminal central de ônibus da cidade, o empreendimento é responsável hoje por abrigar empresas de grande porte, tais como Conduent Incorporated (do segmento de tecnologia e impressão digital, e antiga parceira da Xerox), Viajanet (do ramo de turismo), além de construtoras e salas comerciais.

“Com o fechamento de diversos shoppings no início dos anos 2.000 na região, optamos por ampliar nosso leque de segmentos. Conseguimos parceiros de lá para cá, como o Itaú, Brastemp, Atento, entre outros. Porém, nos últimos anos, com a nova crise do País e a saída de alguns desses parceiros, decidimos dar novo rumo ao centro”, destaca o superintendente do empreendimento Raul Marcondes Furlan.

Acreditando no potencial da Educação, Furlan explica que o espaço buscou instituições de ensino para firmar novas parceiras. A nova aposta ganhou forma há três anos, quando a FGV Strong abriu unidade no centro empresarial. Atualmente, são cerca de 300 alunos divididos em dez turmas de pós-graduação e MBA. “Com a chegada da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) consolidamos o segmento educacional”, pontua.

A expectativa da diretoria do centro comercial é a de que, com a instalação da instituição de ensino, o equipamento consiga atrair novas empresas alimentícias, além, claro, de fortalecer as vendas dos parceiros que já atuam no empreendimento. “Todos irão ganhar com a chegada da USCS”, confia Furlan. (Daniel Macário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;