Economia Titulo
União Européia e Brasil discutem livre comércio
Da AFP
12/07/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O Brasil e a União Européia celebrarão, na quarta-feira, em Brasília, sua quarta cúpula na qual, além de repassar a agenda internacional, será valorizada a retomada das negociações comerciais entre o bloco e o Mercosul e será assinado um acordo com Moçambique no campo bioenergético.

A cúpula, que será assistida pelo presidente da União Européia, Herman Van Rompuy, e pelo líder da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, será a última que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará como chege de Estado.

A cúpula, celebrada anualmente desde que União Européia e o Brasil lançaram, em 2007, sua Associação Estratégica, será dedicada, ainda, a tomar nota da retomada das negociações comerciais para um TLC (Tratado de Livre Comércio) entre o bloco e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Depois de interrupção de seis anos, as duas regiões decidiram dar uma nova oportunidade às negociações, retomadas oficialmente no começo do mês, em Buenos Aires. Mas os obstáculos não demoraram em aparecer.

Dez países da União Européia, liderados pela França, se opuseram desde o primeiro dia à decisão da Comissão Européia de voltar à mesa de negociações, ao verem em um futuro TLC com o Mercosul uma ameaça para as subvenções que os agricultores europeus recebem de Bruxelas.

As exportações do bloco somaram 21,572 bilhões de euros (33%) no ano passado, enquanto as importações brasileiras na UE representaram 25,641 bilhões de euros, ou seja, um superávit de 4,069 bilhões de euros para o Brasil.

Os líderes passarão em revista os grandes temas globais, como a reforma do sistema financeiro, e reafirmarão seu compromisso contra as mudanças climáticas frente à conferência da ONU dedicada ao tema, anteciparam fontes diplomáticas. O programa nuclear do Irã também será debatido, afirmaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;