Economia Titulo
Engarrafadora da linha Dolly planeja expansão
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
24/07/2005 | 08:13
Compartilhar notícia


A disputa travada há dois anos entre a multinacional Coca-Cola e a brasileira Dolly coloca no fogo cruzado a engarrafadora de refrigerantes Ragi, de Diadema, responsável pela fabricação dos produtos da Dolly. No mercado desde 1998, a empresa do Grande ABC abastece a Grande São Paulo – o maior mercado consumidor do país – e o litoral do Estado. Mesmo com a marca envolvida em processos administrativos e judiciais contra a maior fabricante de refrigerantes do mundo, a Ragi tem fôlego para traçar metas de expansão, e negocia aquisição de máquinas para atualização do parque industrial.

Segundo Júlio Mazzi, proprietário da engarrafadora – uma das cinco fábricas da Dolly na região Sudeste –, a marca lançará nova linha de produtos no segundo semestre do próximo ano, com o foco nas vendas no verão. "Vamos inovar no mercado de refrigerantes. Estamos crescendo e, aos poucos, conquistamos o nosso mercado."

Os novos produtos exigirão da Ragi investimentos de médio e longo prazo. Embora números e valores estratégicos não sejam divulgados por orientação de advogados da Dolly, Mazzi adianta que o processo de crescimento da empresa está em curso. "Já ocorrem mudanças, como pequena expansão e melhoria da qualidade da água. Esses são detalhes que facilitarão a instalação da nova linha."

O empresário conta também que atualmente negocia a compra de novos maquinários industriais para a fábrica de Diadema. "Estou conversando com fornecedores para fazer um pequeno up-grade neste momento e também mais para frente."

A criação de novos postos de trabalho está prevista com a expansão da produção. "Acredito que terei de aumentar o quadro. Conseguirei gerar empregos para o ano que vem, no segundo semestre. Pretendo abrir 200 novas vagas por conta do lançamento dos produtos", estima Júlio Mazzi. Até lá, espera consumir 100% da capacidade de produção da fábrica.

Para conquistar novos consumidores e garantir o sucesso dos planos de expansão, a Dolly tem investido em publicidade. "A empresa detentora da marca expõe o produto na mídia. Procuramos manter a marca presente para o consumidor ver que existe outra opção", explica o empresário. Mazzi, no entanto, não sabe mensurar quanto a Dolly gasta com a propaganda dos produtos.

Marketing – Embora o foco da Ragi seja regional, Mazzi afirma que a Dolly tem capacidade de expansão em todo o território. "O investimento em marketing também é para divulgar a empresa no país. A marca é forte, apresenta qualidade e não há motivos para não ser produto de nível nacional", destaca.

O empresário conta também que a decisão de crescimento cabe ao dono da marca, Laerte Codonho. Ele acrescenta que a conquista do mercado nacional demandaria novas fábricas ou franqueados. "Há rumores de expansão, mas não sei detalhes. Existe a idéia de conquistar o território, mas não sei como isso vai acontecer. Meu foco é aqui. Mesmo com expansão, fico no ABC", afirma Mazzi.

A Ragi está instalada em ponto estratégico de Diadema, na região da Imigrantes. A engarrafadora ocupa área de 55 mil metros quadrados no Jardim Inamar – 13 mil de área industrial instalada. A Ragi conta com mil funcionários e mantém, indiretamente, 5 mil postos de trabalho no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;