Memória Titulo Paranapiacaba
Nasce o terceiro Distrito do Grande ABC
Ademir Medici
05/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Alto da Serra ou Paranapiacaba? Os dois. A expressão ‘Paranapiacaba’ indica o terceiro distrito do antigo Município de São Bernardo: o primeiro foi a própria sede, na Vila de São Bernardo; o segundo, Ribeirão Pires; o terceiro, Paranapiacaba, criado nesta data, 15-11-1907 – os distritos de Santo André, São Caetano, Mauá e todos os outros viriam depois, anos depois.

Há exatos 100 anos – em 1916 – o Estado organizava o Distrito de São Caetano. Ou seja: o Distrito de Paranapiacaba surgiu quase dez anos antes que o de São Caetano, e três anos antes do de Santo André, o que demonstra a importância de Paranapiacaba para a época.

Ano a ano o pesquisador ferroviário Adalberto Dias Almeida nos lembra do 5 de novembro na história de Paranapiacaba. Neste ano, Adalberto encaminha cópia da lei estadual publicada em 1907 com a notícia.

Assinala Adalberto: “A criação do novo distrito de paz ocorre na Vila Alto da Serra, com o nome definitivo de Paranapiacaba. O nome genérico ‘Alto da Serra’ era usado pelos antigos habitantes no lugar onde se instalou a ferrovia inglesa São Paulo Railway Co. Na abertura do livro de registros nº 1 assinam autoridades inglesas, funcionários de altos cargos da ferrovia e moradores renomados”.

Leiam a legislação, promulgada pelo governador Jorge Tibiriçá. E observem que as divisas do distrito de Paranapiacaba chegavam ao velho Caminho do Mar, denominado Estrada Vergueiro – esta mesmo, que começa nos fundos da Catedral da Sé e segue até Santos, depois de cruzar Rudge Ramos, o Centro de São Bernardo, Riacho Grande e Cubatão.

A lei assinala que, em 1907, já existia o povoado de Ouro Fino, hoje Distrito de Ribeirão Pires. São citadas as nascentes do Rio Grande. E a Serra de Paranapiacaba - a muralha que separa o planalto do mar.

 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Entrevista com a Sra. Janaina Barbosa Ramos, representante da Instituição A Casa do Jardim de Santo André. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Uma conversa com o compositor Elzo Augusto. Ele também é intérprete de algumas de suas músicas. Retratou muito bem a São Paulo dos anos 1960 em boa parte de suas letras.

Jornalista Milton Parron, produtor e apresentador do Memória, responsável pelo Cedom – Centro de Documentação e Memória da Band – discorre sobre esta audição:

Elzo Augusto é autor de muitos sambas, marchinhas, boleros, guaranias, baiões e outros ritmos que foram gravados por Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, Emilinha Borba, Angela Maria, Gilberto Alves, Joel de Almeida, Gilberto Alves, Demônios da Garôa, Luiz Ayrão, Germano Mathias, João Dias, Pery Ribeiro.

Algumas de suas músicas estiveram entre as mais executadas em todo o País. Três exemplos: De lanterna na Mão, Desfolhei a Margarida, A Saudade que Ficou. Produção e apresentação: Milton Parron. Em dois horários: depois do futebol da noite deste sábado, entre meia-noite e 1h da manhã, e amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

Em 5 de novembro de...

1916 – Circula o terceiro número da Revista de S. Bernardo, dirigida por F. Garret e Nicolau Arnoni.

Na Estação de São Caetano realiza-se reunião para organizar, com elementos locais, um pelotão de atiradores, que será incorporado ao Tiro 34, de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: escusas da Alemanha à Holanda pela violação do seu território.

1936 – Fundado o Clube Elite Utinga.

1971 – Servílio de Oliveira, radicado no Grande ABC, vence o campeão italiano Franco Sperati.

1976 – O ministro Euclides Quandt de Oliveira (Comunicações) inaugura 16.100 terminais telefônicos da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) nos sete municípios do Grande ABC. São totalizados 82.100 terminais na área de atuação da CTBC.

 

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 5 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6282

Manchete – Termina a greve dos ferroviários; ônibus continuam parados

Grande ABC – Rede de trólebus inicia instalações elétricas.

Santo André – Semasa inicia racionamento.

Cemitério da Saudade vai ganhar novo velório.

São Bernardo – Prefeitura constrói ponte metálica sobre o Córrego Taióca, que ligará o bairro Baeta Neves ao Jardim Oriental, em Santo André.

 

Hoje
Dia do Técnico em Eletrônica. Instituído pela Lei estadual paulista 4265, de 21-9-1984, do governador Franco Montoro.

Dia Nacional da Cultura e da Ciência, em alusão a 5-11-1849, data do nascimento de Rui Barbosa

Dia do Radioamador

Dia do Técnico Agrícola

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Itapetininga, Espírito Santo do Turvo, Pilar do Sul, Guatapará e Rosana.

Itapetininga. Criado em 5-11-1770, quando se separa de Sorocaba.

Espírito Santo do Turvo. Criado em 1885, quando se separa de Lençóis Paulistas; incorporado a Santa Cruz do Rio Pardo em 1934. Recupera a autonomia em 1990.

Pilar do Sul. Criado em 1891, quando se separa de Sarapuí, na região de Itapetininga; incorporado a Piedade em 1934. Recupera a autonomia em 5-11-1936.

Guatapará. Elevado a município em 1990, quando se separa de Ribeirão Preto.

Rosana. Elevado a município em 1990, quando se separa de Teodoro Sampaio.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 5 de novembro:

Em Goiás, Anhanguera, Hidrolândia e Ivolândia.

No Rio Grande do Sul, Barros Cassal e Sertão.

Na Paraíba, Bom Jesus e Santana de Mangueira.

No Rio de Janeiro, Cambuci e Porto Real.

Em Minas Gerais, Carmo do Rio Claro, Manhuaçu, Santa Margarida e São Francisco.

No Acre, Marechal Thaumaturgo.

No Paraná, Roncador.

No Espírito Santo, São José do Calçado.

Na Bahia, Tremedal.

 

Santos do Dia

Isabel e Zacarias, pais de São João Batista.

Santa Bertila

Galácio

Guido Maria Conforti

Mariano de La Mata Aparício

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;