Internacional Titulo
Peça solta pode ter causado queda de aviao na Califórnia
Por Do Diário do Grande ABC
08/02/2000 | 11:25
Compartilhar notícia


As informaçoes de radar mostraram que uma peça do aviao MD-83 da Alaska Airlines pode ter soltado da aeronave antes desta cair no Oceano Pacífico, afirmou esta segunda-feira o jornal The Washington Post. As primeiras análises das informaçoes de radar do vôo 261 mostram que um objeto, que nao tem a característica de um aviao, se moveu acompanhando os ventos, afirmou uma fonte próxima à investigaçao do acidente, que ocorreu em 31 de janeiro passado.

O objeto caiu diante das costas da Califórnia, a 6,5 km a Sudeste do local da queda do aparelho, que levava 88 pessoas a bordo.

O movimento do objeto sugere que este poderia ser parte de uma superfície aerodinâmica, como uma asa ou a seçao da cauda do aviao, precisou a fonte.

Segundo a caixa preta que registrou as conversas na cabina, a tripulaçao ouviu um ``forte ruído' em parte traseira do aviao minutos antes de cair ao mar, indicou na semana passada o porta-voz do Departamento Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), John Hammerschmidt.

``Pouco mais de um minuto antes do final da gravaçao, se pode ouvir um forte barulho e o aviao parece perder o controle', acrescentou, apesar de se negar a interpretar o que isso podia significar.

Os investigadores estudam a possibilidade de o estabilizador do aviao ter sido bloqueado e da tripulaçao ter feito manobras que pioraram a situaçao ao seguir os procedimentos de rotina para uma aterrissagem de emergência.

As duas caixas pretas e partes do aviao, inclusive a seçao da cauda, foram recuperadas do fundo do oceano. Susto - Outro MD-80 da Alaska Airlines, que realizava o mesmo percurso que o vôo 261 (Puerto Vallarta, a oeste de México-Sao Francisco-Seattle), fez um pouso de emergência nesta segunda, em Sao Francisco, depois que foram vistas fagulhas na cauda, afirmou o canal CNN. O aviao aterrissou sem problemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;