Setecidades Titulo
0800 de Diadema será extinto
Por Thiago Krauss
Especial para o Diário
05/04/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


As consultas agendadas pelo sistema 0800 pelas UBS (Unidade Básica de Saúde) de Diadema serão alteradas para o sistema de agendamento com a presença do paciente na UBS. Atualmente das 19 unidades, dez ainda atuam pelo 0800 e as outras nove já operam pelo novo sistema. A previsão para padronizado este atendimento é a primeira quinzena de junho. Outra mudança prevista, mas ainda sem uma data definida é em relação ao horário de atendimento que deve ser ampliado das 17h para às 19h.

De acordo com o coordenador de atenção básica, Douglas Schneider, o objetivo é reorganizar o processo de recepção e acolhimento dos usuários além de estreitar a ligação entre pacientes e UBS. “Hoje, identificamos que o 0800 cria mais dificuldades que soluções no acesso a rede básica de saúde. Com esta mudança esperamos sanar este problema” prevê.

Embora tenha como foco trazer melhorias, a mudança não tem agradado alguns usuários. Para o desempregado Wilson Elenildo da Silva, 20 anos, não tem como comparar a comodidade do 0800. “Embora eu more aqui perto, é ruim ter que se locomover quando ligar seria bem mais prático” revela. A costureira Zelita Lara Coutinho, 43 anos. também prefere o telefone. “Para quem trabalha é complicado perder um dia para vir e outro para ser atendido. Pelo 0800 poderíamos resolver o problema de forma mais rápida” sugere.

Por outro lado, há quem não troque por nada a nova forma de atendimento. “Com ele (agendamento na UBS) eu me sinto em casa, em família. Principalmente pela forma como sou tratado” afirma o aposentado Edson Ribeiro de Carvalho, 44 anos.

Para atender a demanda que hoje é de 26 mil consultas por mês feitas pelo 0800 e outras 24,8 mil agendadas nas UBS serão contratados 112 profissionais, para as áreas administrativas (recepção e farmácia) e auxiliar de enfermagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;