Economia Titulo
Consumo ainda impulsiona crescimento econômico
Por
20/07/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Embora em ritmo menos intenso do que em 2007 e 2008 (antes da crise), o consumo ainda será um dos propulsores do crescimento econômico neste e nos próximos anos, no cenário do governo. Para 2010, tanto o Ministério da Fazenda quanto o Banco Central trabalham com expansão de 7% para o consumo das famílias.

Embora a previsão mostre expansão ainda elevada, a expectativa da área técnica da Fazenda é de que as famílias façam agora uma espécie de "ajuste de fluxo de caixa", ou seja, rearranjem suas despesas. Nesse cenário, o consumo entraria numa fase de maior acomodação, mas ainda terá combustível do aumento do emprego, renda e crédito, embora os juros mais altos desestimulem este último.

Apesar da pressão de vários setores, o governo também não pretende dar incentivos fiscais adicionais para estimular o consumo e o crescimento. Assim, não se espera, a partir de agora, explosão do consumo que possa comprometer a saúde da economia e, principalmente, as contas externas, que vêm sofrendo com a alta forte das importações de bens e serviços por causa da falta de capacidade da produção interna atender à demanda.

Esse quadro de elevação do consumo gera benefícios para a economia, mas também impõe riscos, especialmente diante do fato de que em boa parte é baseado no crédito. Como há maior número de consumidores, a nova classe média que ainda não dispõe de histórico de crédito, o risco é uma onda de inadimplência no futuro.

O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, é um dos que vê o risco, embora para o longo prazo. "Não cabe no bolso desse consumidor a prestação do imóvel, do carro, dos móveis e do vestuário, tudo ao mesmo tempo. A quantidade de crédito tomada pode trazer problemas se de fato houver concessão desenfreada sem garantia de qualidade creditícia do devedor. Acho que o Brasil nos próximos anos, num período mais longo de tempo, tem tudo para passar por uma crise de crédito, como quase todos os países no passado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;