Internacional Titulo
Premiê japonês quer renascimento econômico do país
Por Do Diário do Grande ABC
07/04/2000 | 10:43
Compartilhar notícia


O novo primeiro-ministro japonês Yoshiro Mori prometeu, nesta sexta-feira, um verdadeiro ``renascimento do Japao', principalmente no terreno econômico, ao mesmo tempo que descartou, no momento, a idéia de eleiçoes parlamentares antecipadas.

Falando em seu discurso inaugural ante a Câmara Baixa da Dieta (Parlamento), Mori assegurou que fará todo o possível para garantir uma recuperaçao da economia e, em particular, revitalizar o mercado do emprego.

De acordo com informaçoes da imprensa, Mori já estaria sob pressao de seus correligionários do Partido Liberal Democrático (PLD) para dissolver a Dieta em maio próximo e convocar eleiçoes em junho.

``É prematuro', respondeu Mori. ``Em relaçao à dissoluçao, é preciso considerar muitos elementos e, no momento, nao estou pensando nisso', precisou.

Yoshiro Mori afirmou que os meios de negócios estao cada vez mais otimistas diante dos sinais positivos da recuperaçao dos investimentos. ``Adotarei todas as medidas possíveis para reduzir o desemprego e fazer desaparecer as preocupaçoes das pessoas a este respeito', prometeu Mori. O índice de desemprego alcançou seu mais alto nível do pós-guerra, em fevereiro passado, com 4,9%, e os analistas estimam que aumentará nos próximos meses. Para enfrentar o problema, Mori se propoe a aplicar exatamente as mesas receitas que seu antecessor, injetando fundos maciçamente na economia.

``Nao há dúvidas de que devemos trabalhar para ordenar nossas finanças, mas primeiro o país deve recuperar o caminho de uma verdadeira reabilitaçao', indicou Mori, prometendo nao apenas enfrentar o problema da dívida, como também o da fiscalidade e a segurança social.

Mori conservou o conjunto da equipe de Obuchi e, em particular, os ministros das Finanças, Kiichi Miyazawa, e das Relaçoes Exteriores, Yoehi Kono.

Em relaçao à política exterior, o novo premiê reiterou os objetivos de seu predecessor em relaçao ao desenvolvimento e aproximaçao com os países vizinhos, especialmente a China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;