Economia Titulo
Cresce número de empresas importadoras no Brasil
Por
26/05/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


A quantidade de empresas importadoras deverá subir das 24.567 registradas em 2006 para 29 mil neste ano no País, segundo projeção da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

Caso alcance este patamar, o total será o maior desde a desvalorização cambial de 1999, que derrubou as importações. Já quantidade de exportadoras, ao contrário, deverá recuar em 2007, pelo segundo ano consecutivo, e voltar ao patamar do início da década.

O número de empresas importadoras vinha crescendo lentamente nos últimos três anos, mas permanecia pouco acima de 22 mil. No ano passado, acompanhando a valorização mais forte do real, chegou ao patamar das 24 mil e este ano deverão surgir cerca de 4,5 mil novas importadoras, estima o vice-presidente da AEB, José Augusto de Castro.

Apenas nos primeiros quatro meses já foram quase duas mil novas importadoras – o mesmo que em todo ano passado – e a expectativa é que este número venha a crescer ainda mais, afirma o executivo. “A tendência é avançar. Se mantiver este ritmo vai chegar a mais de 4 mil importadoras ou até acima disso”, afirma Castro.

Ele comenta que a expansão reflete o câmbio baixo, que está favorecendo a importação de produtos a preços melhores. Quando o real desvalorizou, ocorreu o oposto. Em 1998, havia 36.158 empresas realizando importações, número que despencou para 27.535 em 1999, depois da desvalorização da moeda, em janeiro daquele ano.

A AEB analisou que grande parte das novas importadoras são empresas de pequeno porte, com compras no exterior de até US$ 6 milhões no primeiro trimestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;