Política Titulo São Bernardo
Candidato do PSDB é o Morando, diz Tobias

Presidente estadual do tucanato descarta Dib e referenda deputado na disputa em S.Bernardo

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
07/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O presidente paulista do PSDB, deputado estadual Pedro Tobias, descartou ontem dar apoio às declarações do ex-prefeito de São Bernardo e ex-deputado federal William Dib (PSDB), que no dia anterior reiterou intenção de concorrer novamente ao Executivo local pela legenda, embora o tucanato municipal tenha encaminhado pré-candidatura majoritária com o seu correligionário e desafeto político, o deputado estadual Orlando Morando.

Em tom crítico, Tobias defendeu que o projeto eleitoral no município seja liderado pelo parlamentar estadual, rechaçando disputa interna. “O Morando é o nosso candidato. Trabalhou para isso e vem construindo a cada dia um projeto político. Se posicionou primeiro. O Dib é meu amigo e eu o respeito, porém ele não pode se colocar como pré-candidato apenas por não gostar do Morando. Se afastou do partido, não se inscreveu no diretório nem tem feito qualquer diálogo. Isso só atrapalha. Não tem cabimento apoiá-lo nisso (pré-candidatura)”, pontuou.

Chefe do Executivo são-bernardense por seis anos (2003 a 2008), Dib garantiu que se colocava na disputa pelo Paço por reunir melhores condições de fazer oposição ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT) e ao candidato governista Tarcisio Secoli (PT). O tucano relatou ainda que caso não conseguisse aval da legenda para liderar o projeto ao Paço o caminho natural seria adesão à pré-candidatura do deputado federal Alex Manente (PPS).

“Avalio que o Dib foi infeliz em dizer sobre esse apoio ao Alex. Só pode estar brincando. Isso fere a legislação do nosso partido. Isso é passível de punição. A pessoa precisa ser partidária com sua legenda”, acrescentou o dirigente estadual. Tobias evitou, porém, afirmar que o caso possa resultar em expulsão. Frisou que a análise cabe exclusivamente ao diretório municipal, presidido por Fernando Leça.

Desafeto de Morando desde 2008, Dib se aproximou politicamente de Alex nos últimos meses. Um episódio que marcou o elo entre ambos foi a nomeação do advogado Osmar Mendonça, braço-direito do ex-chefe do Executivo, no gabinete do popular-socialista em Brasília.

No mês passado, o PSDB de São Bernardo oficializou a pré-candidatura de Morando à Prefeitura, em ato realizado na Câmara e com aval unânime de dirigentes e filiados. Dias depois, Dib assegurou ser pré-postulante da legenda. Alegou estar dentro do prazo legal da legislação, referindo-se às convenções partidárias, que ocorrerão entre julho e agosto.

Desde que encerrou seu mandato no Parlamento federal, em janeiro de 2015, Dib fez raras aparições no cenário político ou partidário da cidade.

RESPOSTA
Procurado para comentar o posicionamento do ex-prefeito, Morando foi sucinto: “Não vou discutir o futuro de São Bernardo com o passado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;